Crescimento das extremidades

Quando as extremidades das pessoas começam a crescer muito como dedos alongados demais, braços e pernas muito compridos, queixo proeminente, o dente nasce muito cedo, é uma deficiência de fósforo que depois implica numa deficiência de cálcio também.

Essa deficiência de fósforo pode estar associada, antes, a uma deficiência de enxofre. Há uma relação direta na absorção desses dois: A relação é de: P/S=1 ou 0,7. Isto significa que precisamos de um átomo de S (enxofre) para que um átomo de fósforo (P) seja absorvido. Se uma pessoa não possui este átomo de enxofre, não adianta tomar fósforo, não haverá absorção (veja a tabela do post).

Ana Primavesi explica que as proteínas se formam de 3 aminoácidos em base de nitrogênio (N) e um aminoácido em base de enxofre (S). E esse enxofre muitas vezes falta no solo, e se falta, vai gerar plantas deficientes nesse elemento que não formarão, portanto, suas proteínas. Então a falta de enxofre ocasiona a falta de fósforo, que vai gerar o crescimento anormal das extremidades nas pessoas porque estão se alimentando de uma planta que não possui esse elemento para fornecê-lo.

Se o gado tem apetite depravado e come de tudo (plásticos, chapéus, ossos), significa que está com “mal de paleta”, com cio irregular. Falta fósforo.

Esse conhecimento sobre como as proteínas se formam pode ajudar a muitos que têm problemas com formigas. A formiga não come a planta que corta. Ela leva as folhas para o formigueiro e lá cria fungos. E são dos fungos que ela se alimenta. Mas se a formiga corta uma folha que formou normalmente todas suas proteínas, o fungo não cresce, e ela desiste daquela planta, ela sabe que essa não serve para sua alimentação. Assim, para afastar as formigas, deve-se cuidar de seu solo, observar se suas plantas estão nutridas e com isso, elas vão embora por conta própria.

Equilíbrio
Entre micronutrientesEntre macronutrientesMacro e micronutrientes
Fe/Mn = 3/2 (até 3.000/2.000)N/K = 2N/Cu = 1.250
Fe/Cu/Co = 500/10/1Ca/K = 8K/B = 100 a 150
Fe/Cu/Mo = 500/10/2Ca/Mg = 3 a 6P/Zn=35
 P/S = 1 (ou 0,7)Ca/Mn = 530

Essa indicação da proporção entre fósforo e  enxofre está no livro: Manual do Solo Vivo, ed. Expressão Popular. (R$30,00)

as receitas com as explicações da Primavesi estão no site:

https://anamariaprimavesi.com.br/category/remedios/