Enquanto o solo é coberto pela  mata, ele é vivo. Por isso, a natureza cuida dele com todo carinho e cobre-o com 3 camadas de proteção: as árvores, os arbustos e plantas herbáceas e finalmente a serrapilheira ou camada de folhas por cima do solo. Todo este cuidado é para evitar que as chuvas torrenciais possam compactá-lo e para que o sol não consiga aquecê-lo, conservando-o fresco e  úmido sob uma camada vegetal de extrema biodiversidade.

Quando se derruba a floresta, como por exemplo a amazônica, uns 15 anos depois de se iniciar o uso da terra com pastagens ou cultivos já se falava da “savanisação”. É mais fino do que dizer simplesmente a ”formação de cerrado.” Chove menos, muito menos, porque a reciclagem da água pela mata agora esta faltando o solo mantido limpo por herbicidas aquece pelo sol e compacta pelas chuvas e o vento o varre impiedosamente.

Depois de tomar  o cerrado em cultivo, após aplicações pesadas de calcário, aração profunda para “neutralizar” também o solo em 30 a 40 cm, adubação  liberal com NPK e irrigação , rejubilava-se das colheitas altas. Imensas culturas de soja e algodão cobrem as áreas. O Cerrado  tornou-se “o celeiro” do Brasil. As exportações subiram de maneira fantástíca. Mas agora, 30 anos depois,  já se fala de sua  desertificação.  Mais que 300 rios menores  secaram e desapareceram até hoje e os rios maiores, dos quais eram afluentes, levam bem menos água, embora que não chove menos.   

Acontece o que?

Mataram os solos.

Esqueceram que vivemos num pais tropical com clima tropical e que a tecnologia do clima temperado aqui não somente aumenta as colheitas inicialmente, mas também mata os solos. Ela não maneja, mas somente explora.

Solos tropicais não são somente um substrato físico-químico e somente funcionam bem enquanto  vivos.. Sua vida é intensa. Mas todos seres vivos necessitam de alimento. E seu alimento  é matéria orgânica. que é comido pelos micróbios e outros seres vivos. Estes  agregam o solo, tornando-o permeável para  ar e água, mobilizam nutrientes, fixam nitrogênio  do ar ,eliminam substâncias tóxicas, aumentam o espaço das raízes,……

Após uma aração  profundo do solo eleva-se uma nuvem densa e grossa de gás carbônico do campo vindo da matéria orgânica que a microvida,  animada  pela entrada de ar no solo, esta decompondo rapidamente. = Aração acaba com a matéria orgânica =

A calagem, por sua vez anima a decomposição .da matéria orgânica  É por isso que os agricultores europeus  dizem : “Calagem faz os pais ricos e os filhos pobres.” porque nem na Europa com seu clima mais frio e solos com pH, normalmente neutro ,um solo sem matéria orgânica conserva sua produtividade. Ele compacta, por falta de matéria orgânica., ou melhor de bactérias agregantes. = calagem acaba com a matéria orgânica =

Mas também o nitrogênio, como sulfato de amônio ou  uréia  contribui a decomposição, especialmente da palha, raízes e outro material mais duro , que se conservava por mais tempo. por ser sua relação carbono (C) / nitrogênio (N) , bastante larga. (Na planta   verde a realção  C / N é 8 a 10, na palha de milho 20 a 30, na palha de arroz, acima de 40.  Agora o nitrogênio adubado fornece o N que faltava para a decomposição. –

= Nitrogênio acaba com a matéria orgânica mais resistente =

E o solo sem Matéria Orgânica, isto é sem alimento para sua vida  se compacta e morre  Mataram os solos.

O impacto das gotas de  chuva e de irrigação sobre a superfície do solo, limpo por herbicidas, já desagregado e morto, tem um efeito catastrófico. Nem precisam-se máquinas pesadas para compactá-lo ainda mais   embora estas também não faltam. tornando-se cada vez maiores e mais pesadas. para poder atender as monoculturas enormes.

Mas a tecnologia química-mecânica não se impressiona. Consegue explorar os solos mortos ainda por algum tempo. Não se preocupa de revitaliza-los de vivifica-los. Somente preocupa-se em explorá-los.

Nos solos mortos e por tanto compactados, sem poros e sem ar também a água  entra  somente com grande dificuldade. e finalmente não entra mais.  Irriga-se cada vez mais, finalmente quase permanente porque a água penetra com grande dificuldade e as plantas possuem raízes curtas e superficiais.e os solos  expostos ao sol. aquecem rapidamente, perdendo mais água.

Seria tudo bem, se os rios e poços semi-artesianos e os aquíferos seriam reabastecidas . Mas não existe mas água que penetrasse até ao nível freático aos depósitos subterrâneos.. Secam as fontes, secam os rios, secam os poços semi-artesianos e os aquíferos  A água se acaba. E o pouco que ainda existe o vento leva  das paisagens  descampadas. E a região entra em desertificação.

Para formar desertos não se precisa muito. Somente solos compactados, impermeáveis e um vento constante.