livros para comprar

O melhor amigo dos parasitas

O solo precisa sempre estar coberto por uma camada de folhas, galhos, flores, que vão aos pouquinhos se decompor, ajudando a alimentar todos esses seres microscópicos. E as máquinhas pesadas como tratores “amassam” tanto a terra que o ar e a água não conseguem mais entrar, e sem ar e água, a vida não prospera.
Nesta história, os “parasitas” são seres adaptados a um meio degradado. Com o maltrato da terra, os serzinhos benéficos que a habitavam não encontram mais condições de viver ali. E surgem os parasitas para atacar as plantas que ficam desnutridas, fracas, doentes e indefesas.
“Falta o inimigo natural”, os homens vão dizer. Mas o que falta mesmo é estudarmos e cuidarmos do solo, além de mantê-lo sempre coberto. A matéria orgânica não é alimento para o solo ou planta, mas sim para a microvida que o habita. Só assim deixaremos de ser “os melhores amigos dos parasitas”.

Tata, Pepe e Gigi: as três gotinhas de chuva

Esta história conta sobre a saga de Três Gotinhas de Chuva, mas é também a história que nos mostra a grande importância do solo. Tatá, Pepe e Gigi caem do céu sobre a vegetação e deslizam suavemente até chegar ao solo. Quando “amparadas” em suas quedas, não machucam a terra, pelo contrário. Mas de nada adianta a chuva cair se ela não puder penetrar na terra. É aí que se formam as inundações, enchentes e erosões.

A terra precisa ser porosa e são as portas de entrada da água. A chuva molha a terra e ajuda as plantas a crescerem, porque elas não comem, mas bebem da solução do solo.

Ana Primavesi dizia: “A chuva que cai do céu não faz a planta crescer; a planta cresce da água que penetra na terra.”

Assim, este livro fala sobre a água, mas também sobre o solo, sobre as plantas, os bichos, e também o homem. Todos se conectam numa rede de colaboração, e essa visão é o pilar da Agroecologia, ciência que Ana tanto ensinou.

O grão de trigo

“O grão de trigo” é um conto do livro “A Convenção dos Ventos: Agroecologia em contos”, de Ana Maria Primavesi. Por ser um texto sensível e didático, muito adotado em escolas e cursos de Agroecologia, foi escolhido para ser publicado separadamente, com ilustrações de Veronica Fukuda. Esta publicação reforça a intenção de se ensinar Agroecologia nas escolas, tendo os livros de Primavesi como bibliografia básica.

Micronutrientes,
os Duendes gigantes da Vida

Micronutrientes, os Duendes gigantes da Vida trata sobre um mundo invisível sob os nossos pés. É um mundo cheio de relações, proporções, associações e sobretudo leis, que atuam com o propósito de dar continuidade à vida. Neste universo paralelo, a vida alcança dimensões astronômicas em suas potencialidades.

A palavra micro designa algo muito pequeno em seu tamanho, e os micronutrientes têm este nome porque são muito eficientes em pouca quantidade. É famosa a história da neta de Ana que sofreu com uma anemia severa ao nascer, e que mesmo com todas as tentativas de fazê-la absorver o ferro, isso não acontecia. A solução veio do micronutriente cobalto: faltava apenas um átomo para que ele mobilizasse o cobre, e o cobre, por sua vez, mobilizasse o ferro. Com a adubação certeira da avó, essa menina floresceu. Um átomo, uma proporção, e uma associação que significaram a diferença entre a degeneração ou o resplendor.

A Convenção dos Ventos – Agroecologia em Contos - Nova edição

Nestes contos, Ana Primavesi desvenda o mundo das abelhas, das formigas, conta sobre a ação dos ventos e das bactérias no solo, bem como o efeito do arado, que desagrega seus grumos. Fala sobre a fotossíntese e a germinação do grão de trigo, que tem sua programação definida. Sensibiliza sobre a questão das queimadas, e a situação do rio Tietê, sensibilizando nosso olhar nestes e outros aspectos.

Manual do Solo Vivo - Nova edição

Manual do Solo Vivo é um livro básico. Como Manual, ensina a base de todo conhecimento que se deve ter para se lidar com a terra, cuidando para que esta se mantenha viva e assim possa gerar mais vida. Ana explica de maneira didática as peculiaridades do solo tropical e suas diferenças de manejo com o solo temperado. A cor, o cheiro, a ação do vento, a colocação e ação da matéria orgânica, o exame das raízes, a adubação verde e o plantio direto são alguns dos diversos assuntos tratados pela autora, que tem o incrível dom de cativar as pessoas com sua maneira simples e amorosa de lidar com a natureza.

Pergunte o porquê
ao solo e às raízes

A autora inicia a obra reforçando os conhecimentos agroecológicos fundamentais para que se possa conduzir sistemas de produção eficazes, produtivos e lucrativos. Depois, conta seus casos, sempre tentando ressaltar a importância de se pensar nas causas que levaram ao problema antes de se pensar no que fazer (o como). Perguntar o porquê antes do como é a chave para o bom entendimento de suas ações no campo.

Manejo Ecológico do solo

Manejo Ecológico do Solo é o livro que revolucionou as ciências agrárias no Brasil. Publicado pela primeira vez na década de 1980, compila todo o conhecimento adquirido por anos de prática desta engenheira-agrônoma que é um ícone da Agroecologia: “Nunca tinha havido um livro que tratasse de solo, plantas, adubação e produção, junto com a biologia e a microbiologia do solo, nessa época quase ignoradas. E nunca ninguém tinha ouvido falar em bioestrutura” – explicou. É, sem dúvida, a obra brasileira mais importante e relevante quando se estuda a vida do solo. O solo é vivo! E dele depende toda a vida no planeta.

Cartilha da Terra

Lançado em celebração ao seu centenário de vida, esta obra chega a nós como Cartilha-testamento de Ana, um material no qual devemos nos debruçar e fazê-lo chegar às escolas, para que uma geração se forme consciente da importância da preservação do solo vivo. Vamos conhecer melhor o comportamento das minhocas, o papel dos nutrientes, das enzimas, do fogo, entender a compostagem e conhecer melhor as plantas indicadoras. Um assunto engatado ao outro, num jeito tão Primavesi de nos ensinar: tratando a natureza com o máximo respeito, e sobretudo, amor.

Manejo ecológico de pastagens em regiões tropicais e subtropicais

Ana Primavesi desde pequena observava seu pai na criação de gado, nas terras que pertenciam à família na Áustria. Quando, já no Brasil, Ana iniciou sua carreira universitária na Universidade Federal de Santa Maria (RS-Brasil), apesar de se dedicar quase integralmente ao manejo biológico do solo e à nutrição mineral das plantas, sempre teve um carinho especial pela pecuária, procurando encontrar causas e soluções para as diferentes dificuldades; desde o manejo do solo, a nutrição mineral de plantas e animais à visão que buscava analisar o conjunto de informações e suas interações. É um livro 2-em-1, porque foi condensado num mesmo livro o Manejo Ecológico de Pastagens e A Produtividade das Pastagens Nativas.

Algumas plantas indicadoras: como reconhecer as características limitantes de um solo

Quando uma planta nativa aparece em um lugar, é porque todas as condições lhe são favoráveis. Milhares de sementes caem em um metro quadrado do chão, mas somente algumas centenas conseguem nascer e poucas dezenas e até poucos exemplares conseguem se desenvolver. A planta nativa pode servir de “indicadora” porque acusa perfeitamente as condições do solo e do microambiente em que está. São ecótipos, e por elas, podemos “ler” nossos solos, estabelecendo relações múltiplas que nos habilitam a manejá-lo ecologicamente.

Histórias de Vida e Agroecologia

Esta é a biografia de Ana Primavesi. Escrito com a colaboração da própria Ana e de toda a família, bem como a de amigos e profissionais da área, este livro mostra a força desta mulher que rompeu barreiras em todos os âmbitos de sua vida, perseverou, lutou e fincou suas bases na Agronomia, tornando-se um dos nomes mais importantes quando se busca por uma prática agrícola ecológica. Leia mais sobre a biografia de Ana aqui mesmo no site na aba: “biografia”, que foi totalmente baseada neste livro.

A biocenose do solo da produção vegetal & Deficiências minerais em culturas

A Biocenose do solo é a ação recíproca entre solo-planta-microvida. Neste livro, de autoria de Ana e Artur Primavesi, estas relações se aprofundam e são explicadas de maneira a nos fazer entender como as relações entre todos os processos se dão. Também é um livro 2-em-1 porque une duas obras em um só livro: A Biocenose do Solo na produção vegetal & Deficiências Minerais em Culturas.

Manejo Ecológico
de Pragas e Doenças

Manejo Ecológico de Pragas e Doenças é um livro que faz a transição da agricultura Convencional à Agroecológica. Neste processo, em que o solo está em fase de recuperação, as plantas ainda apresentam deficiências e com isso “pragas” podem surgir. O livro conduz o agricultor a conquistar sua autonomia no campo, e suas receitas são temporárias. Assim que o solo estiver vivo, nenhuma delas será mais necessária.