livros para comprar

Pergunte o porquê
ao solo e às raízes

A autora inicia a obra reforçando os conhecimentos agroecológicos fundamentais para que se possa conduzir sistemas de produção eficazes, produtivos e lucrativos. Depois, conta seus casos, sempre tentando ressaltar a importância de se pensar nas causas que levaram ao problema antes de se pensar no que fazer (o como). Perguntar o porquê antes do como é a chave para o bom entendimento de suas ações no campo.

Manejo Ecológico do solo

Manejo Ecológico do Solo é o livro que revolucionou as ciências agrárias no Brasil. Publicado pela primeira vez na década de 1980, compila todo o conhecimento adquirido por anos de prática desta engenheira-agrônoma que é um ícone da Agroecologia: “Nunca tinha havido um livro que tratasse de solo, plantas, adubação e produção, junto com a biologia e a microbiologia do solo, nessa época quase ignoradas. E nunca ninguém tinha ouvido falar em bioestrutura” – explicou. É, sem dúvida, a obra brasileira mais importante e relevante quando se estuda a vida do solo. O solo é vivo! E dele depende toda a vida no planeta.

Cartilha da Terra

Lançado em celebração ao seu centenário de vida, esta obra chega a nós como Cartilha-testamento de Ana, um material no qual devemos nos debruçar e fazê-lo chegar às escolas, para que uma geração se forme consciente da importância da preservação do solo vivo. Vamos conhecer melhor o comportamento das minhocas, o papel dos nutrientes, das enzimas, do fogo, entender a compostagem e conhecer melhor as plantas indicadoras. Um assunto engatado ao outro, num jeito tão Primavesi de nos ensinar: tratando a natureza com o máximo respeito, e sobretudo, amor.

Manejo ecológico de pastagens em regiões tropicais e subtropicais

Ana Primavesi desde pequena observava seu pai na criação de gado, nas terras que pertenciam à família na Áustria. Quando, já no Brasil, Ana iniciou sua carreira universitária na Universidade Federal de Santa Maria (RS-Brasil), apesar de se dedicar quase integralmente ao manejo biológico do solo e à nutrição mineral das plantas, sempre teve um carinho especial pela pecuária, procurando encontrar causas e soluções para as diferentes dificuldades; desde o manejo do solo, a nutrição mineral de plantas e animais à visão que buscava analisar o conjunto de informações e suas interações. É um livro 2-em-1, porque foi condensado num mesmo livro o Manejo Ecológico de Pastagens e A Produtividade das Pastagens Nativas.

Algumas plantas indicadoras: como reconhecer os problemas de um solo

Quando uma planta nativa aparece em um lugar, é porque todas as condições lhe são favoráveis. Milhares de sementes caem em um metro quadrado do chão, mas somente algumas centenas conseguem nascer e poucas dezenas e até poucos exemplares conseguem se desenvolver. A planta nativa pode servir de “indicadora” porque acusa perfeitamente as condições do solo e do microambiente em que está. São ecótipos, e por elas, podemos “ler” nossos solos, estabelecendo relações múltiplas que nos habilitam a manejá-lo ecologicamente.

Histórias de Vida e Agroecologia

Esta é a biografia de Ana Primavesi. Escrito com a colaboração da própria Ana e de toda a família, bem como a de amigos e profissionais da área, este livro mostra a força desta mulher que rompeu barreiras em todos os âmbitos de sua vida, perseverou, lutou e fincou suas bases na Agronomia, tornando-se um dos nomes mais importantes quando se busca por uma prática agrícola ecológica. Leia mais sobre a biografia de Ana aqui mesmo no site na aba: “biografia”, que foi totalmente baseada neste livro.

A biocenose do solo da produção vegetal & Deficiências minerais em culturas

A Biocenose do solo é a ação recíproca entre solo-planta-microvida. Neste livro, de autoria de Ana e Artur Primavesi, estas relações se aprofundam e são explicadas de maneira a nos fazer entender como as relações entre todos os processos se dão. Também é um livro 2-em-1 porque une duas obras em um só livro: A Biocenose do Solo na produção vegetal & Deficiências Minerais em Culturas.

Manejo Ecológico
de Pragas e Doenças

Manejo Ecológico de Pragas e Doenças é um livro que faz a transição da agricultura Convencional à Agroecológica. Neste processo, em que o solo está em fase de recuperação, as plantas ainda apresentam deficiências e com isso “pragas” podem surgir. O livro conduz o agricultor a conquistar sua autonomia no campo, e suas receitas são temporárias. Assim que o solo estiver vivo, nenhuma delas será mais necessária.

A Convenção dos Ventos –Agroecologia em Contos

Nestes contos, Ana Primavesi desvenda o mundo das abelhas, das formigas, conta sobre a ação dos ventos e das bactérias no solo, bem como o efeito do arado, que desagrega seus grumos. Fala sobre a fotossíntese e a germinação do grão de trigo, que tem sua programação definida. Sensibiliza sobre a questão das queimadas, e a situação do rio Tietê, sensibilizando nosso olhar nestes e outros aspectos.

Manual do Solo Vivo

Manual do Solo Vivo é um livro básico. Como Manual, ensina a base de todo conhecimento que se deve ter para se lidar com a terra, cuidando para que esta se mantenha viva e assim possa gerar mais vida. Ana explica de maneira didática as peculiaridades do solo tropical e suas diferenças de manejo com o solo temperado. A cor, o cheiro, a ação do vento, a colocação e ação da matéria orgânica, o exame das raízes, a adubação verde e o plantio direto são alguns dos diversos assuntos tratados pela autora, que tem o incrível dom de cativar as pessoas com sua maneira simples e amorosa de lidar com a natureza.