Mamão e a sua deficiência

          Aqui tem uma coisa bastante interessante, é um mamão podre. E veio um professor lá da Universidade e me disse:

          Olha, o que você fala: este mamão que está apodrecendo por dentro, por fora tá podre, e eu determinei qual o fungo e vi que o fungo tá entrando por aqui.

          Eu disse: olha, professor, é tudo certo. Mas, o fungo, este Colletotrichum, somente pode utilizar este mamão quando falta cálcio.

Ele disse: Bom, agora então vou fazer o seguinte, todo esse mamãozal que era acho que 5, ou 7 hectare, eu vou mandar botar 1 kg de cal virgem por árvore.

          Eu disse: mas credo, mas agora vai matar tudo. Porque cal virgem, 1 kg por árvore, é meio violento.

          Mandou botar. Botaram, e uns 3 meses mais tarde ele veio:

          Olha, Primavesi, fungo tem ainda por toda parte, mas mamão podre não tem mais. Acabou.

          Porque todos os parasitas, tanto fungos, como bactérias como insetos, eles só vivem e digerem por enzimas. E estas enzimas são programadas, porque a natureza não deixa eles comerem tudo, eles não podem atacar qualquer planta. Eles podem atacar somente uma planta que não conseguiu formar as suas substâncias, então que ficou embaixo preso com substâncias que estão semi-formadas, aí podem comer, mas quando estão uma vez pronto, não pode, então aqui faltava cálcio, quando a planta conseguiu formar a sua substância, não tinha mais. A praga tá aqui mas ela não come mais.

Esta e outras histórias Ana conta em: