Porque bananeiro orgânico cai mais fácil

Normalmente acredita-se que orgânico é mais saudável e melhor que o convencional. Atualmente, na luta contra a  Sigatoka negr,a a agricultura orgânica parece a última esperança. Parece mesmo, porque  onde se usa rotineiramente bokashi de restos de bananas, cama-de-frango e serragem a Sigatoka está desaparecendo.

          Mas neste bananicultor orgânico não parecia assim. Os bananeiros eram mais fracos, mais pálidos e eram excessivamente amarrados. Se os convencionais  amarraram seus pés duas vezes, estes eram três vezes amarrados. E ainda trabalharam o dobro dos outros, porque mantinham inúmeras composteiras em enormes galpões, onde juntaram tudo em matéria orgânica que podiam arranjar. Uma coisa era certa: composto não faltava, nem dívidas para construir todos estes galpões. . Mas o que faltava então? 

          Antes de tudo, e que chamava a atenção, era o nitrogênio. Como fizeram composto somente de algum capim faltava nitrogênio, especialmente porque amontoado e sem adição de um fosfato cálcico não atraíram fixadores do ar. Se no mínimo tivessem misturadas leguminosas…  Mas a produção era grande demais e aí não dava. Também não dava para entender por que tinham de fazer composto. Não era clima tropical, era equatorial e como a irrigação para os bananais não faltava, a decomposição de qualquer material orgânico não teria apresentado nenhuma dificuldade, teria sido super rápida.

          Andamos no bananal, muito bem capinado. Não tinha mato nenhum. Uma monocultura por excelência  Pulamos inúmeras valetas de irrigação, esbarramos nos arames que seguravam os pés. Era um emaranhado difícil de travessar. E ainda mais porque enquanto caminhávamos eu contava religiosamente as folhas das bananeiras: 7, às vezes 6 em alguns casos somente 5. Meu Deus, alguma coisa estava profundamente errada. Apesar de todo “orgânico” tinham Sigatoka. Eles negaram, mas  ninguém iria cortar as folhas das bananeiras, sem necessidade, uma vez que 8 folhas era considerado o mínimo para produzir cachos bons. E quando apertava eles,  afirmaram:  a Sigatoka está braba.

          Deixei arrancar um pé Não era difícil. As raízes eram poucas e muito superficiais. Cresciam praticamente abaixo do composto que eles distribuíram. Não penetraram na terra. Não podia ser o excesso da água, porque bananeiros gostam de água.. Cortamos um pé, embora estava verde clara, o corte quase imediatamente escureceu para um marrom cinzento.. Num outro foi a mesma coisa. Aí dificultava tudo  Por causa das raízes curtas e superficiais, que tentaram ficar dentro do composto, acreditei primeiro que somente faltava Boro,  mas aqui tinha também uma deficiência de potássio violenta, quase total. caso contrário a corte iria ficar verde claro. por muito tempo. E como potássio / boro deve estar como  60 a 100 / 1 o problema aumentava. Se não há boro o potássio não faz efeito, mas se não há potássio o boro facilmente vira tóxico.

 O que devemos  fazer?

O mais importante é que deixam seu mato crescer O mato enraíza o solo, ajuda mobilizar nutrientes, cria uma biodiversidade boa. Mas antes de formar sementes roçam-no. Nada mais de capina nas entre-linhas. As vezes existem aqui alguma leguminosas que crescem na sombra dos bananeiros  e que poderiam implantar. E depois  adubam com borax, por enquanto 8 a 10 kg/ha. para ajudar às raízes a crescer.. Aí não ficam mais dentro do composto e não precisam amarrar tanto. as bananeiras..  Também não vejo necessidade de compostar. Usam a matéria orgânica para  um mulch bem grosso ao redor dos pés. Ela se decompõe em pouco tempo.

E o potássio ?

Se tiver bastante cinza  seria ideal. Se não tiver, até que  equilibrar seus solos , vão ter de usar potássio químico. Se encontram sulfato de potássio, tudo bem, se somente encontram cloreto de potássio, empurram sua agricultura orgânica um pouco mais para diante. Quando os solos estão equilibrados, não vão precisar mais. potássio químico . Mas por enquanto ……..

Parecia cair uma pedra bastante grande do coração do dono. Então composto sozinho não resolve. ? Não. especialmente quando é todo deficiente. E no trópico matéria orgânica pura e simples é mais vantajosa. Solo sadio não tem deficiências minerais. Mas tem de fazer tudo para que se torna sadio. E para isso serve a biodiversidade, e não somente o composto de um capim. E quando as bananeira estão boas e com saúde dificilmente vão ter de amarrá-las.