Exemplos de plantas indicadoras

Picão branco  ou fazendeiro (Galinsoga parviflora )é comum em hortas mas aparece também nos campos ricos em matéria orgânica e com deficiência de cobre, geralmente induzido pelo aumento de nitrogênio.

Papoula nativa (Papaver  somniferum) Na Europa e Chile é uma invasora comum em campos de trigo. Aparece porque o cereal não conseguiu gastar todo cálcio liberado pelo solo. Portanto, sempre indica o excesso de cálcio.  .

Samambaia das taperas  (Pteridium aquilinum) é comum nos cerrados, e nas beiras das estradas do interior. Antigamente aparecia também nas pastagens sendo planta tóxica, com uma toxina cumulativo, o ácido fílico ou pteridico.. Quer dizer o gado não adoeceu enquanto  comia os brotos de samambaia e somente 20 a 30 dias mais tarde, quando já esteve em outra pastagem, qualquer ferida, mesmo estes de bicho-berne , começaram sangrar  até os animais morrer. Á samambaia sempre indica a deficiência aguda de cálcio e um excesso de alumínio. Geralmente com uma calagem módica não se impede ainda o aparecimento da samambaia.

Por outro lado o café gosta de uma cobertura com folhas de samambaia que ajuda evitar nematoides.

Sapé (Imperata exaltata) é um capim de terrenos muito ácidos (pH 4,o) e  úmidos  É extremamente rico em alumínio., mas que os cavalos ainda comem. Potros de éguas que pastaram sapé nascem profundamente desmineralizados e quase sempre adquirem poliatrite da qual morrem com 3 meses de idade., mesmo se receberam injeções de fosfato cálcico., anti-inflamatórios e antibióticos.

Sporobulo ( Sporobulus poiretti) é um capim, parecido ao barba-de-bode, e que invade pastagens anualmente queimadas. É o sinal que esta faltando molibdênio.

Taboca  (Bambusa trinii) quanto mais o cerrado for queimado, tanto mais vigoroso aparece a taboca. É um tipo de bambú de colmos finos. Quando for roçado as manchas onde cresceu possuem uma terra tão ácida que durante muitos anos quase nada cresce por aí. É sinal de fogo e solos muito ácidos embora de estruturaboa

Tanchagem  (Plantago maior) é uma invasora em campos agrícolas, especialmente com cultivos de aveia. Os agricultores a perseguem porque deita suas folhas no chão e impede o crescimento de outras plantas  Somente aparece em solos  ácidos (pH 4,8 a 5,o) mas acumula grandes quantidades de cálcio em suas folhas

Taraxo ou dente de leão ( Taraxum officinalis) É bem conhecido pelas crianças que gostam de soprar suas cabeças com sementes voadoras. Ele somente aparece em solos com suficiente boro e na Argentina se diz :” onde cresce taraxaco (dente-de-leão ) a alfafa  prospera “ E isto acontece justamente porque também a alfafa necessita muito boro..

Trevo branco (Trifolium repens) ocorre nos Estados sulinos. É sinal de solos frescos com pastejo rotativo  muito intenso, que lhe dá a possibilidade de dominar

Urtiga (Urtica dioica) A urtiga é temida porque queima e apreciada por fornecer não somente um espinafre muito ”rico” em ferro mas também por fornecer um produto bio-dinâmico que acelera a compostagem e aumenta as colheitas. Ela sempre cresce espontaneamente em lugares onde há excesso de nitrogênio orgânico

Vassoura branca.( Piptocarpha axilaris) aparece em lavouras abandonadas por causa da decadência do solo. E como em 1 ano já produz troncos lenhosos é custoso lhe erradicar. As flores são apreciadas pelas abelhas. Em solos bem agregados nunca se assenta, mesmo se o campo não for plantado.portanto sempre é sinal de solos compactados emortos.