O dar e receber. Plantar e colher.

Em 1965, Primavesi, em Porto Alegre, publicou o primeiro livro brasileiro sobre “Deficiências Minerais em Culturas”, dando um passo importante no reconhecimento de deficiências nutricionais no campo. Mas igualmente chama a atenção o fato que a adubação somente terá o efeito esperado quando a planta é capaz de absorver os nutrientes existentes no solo e para isso, antes de tudo, exige oxigênio no solo, sem o qual nem consegue absorver água.

          E uma planta somente é bem nutrida quando consegue metabolizar rapidamente os nutrientes absorvidos. Para isso precisa de oxigênio no solo, ao lado da água e do equilíbrio entre os macro e micronutrientes. Mais importante que os valores absolutos são as proporções entre os elementos.

          O efeito satisfatório da adubação depende, pois, da porosidade adequada do solo que permite a infiltração de água e ar. Em solos compactados e adensados a resposta ao adubo é deficiente.

          Pode-se tomar como regra: quando a planta mostrar a deficiência de 4 a mais minerais nutritivos simultaneamente, o problema não é tanto a falta de nutrientes mas sim, a falta de oxigênio para a absorção e o metabolismo.

          Solo e planta em conjunto são capazes de informar sobre as necessidades e possibilidades da cultura contribuindo assim para uma agricultura mais segura e mais barata.

Ao Homem da Terra

…Ide para os vossos campos e jardins e aprendereis que o prazer da abelha consiste em retirar o mel da flor. Mas também a flor tem prazer em dar o seu mel à abelha. Pois para a abelha a flor é uma fonte de vida. E para a flor a abelha é mensageira de amor. E, para ambas, abelha e flor, o dar e o receber de prazer é uma necessidade e um êxtase.