Cupins Cimentam com Colêmbolos as Paredes de Seus Corredores

Cupins são habitantes obrigatórios de solos ácidos, duros e secos. Neste ambiente próprio eles proliferam. Defendem-se contra seus adversários pelo isolamento de seus ninhos e corredores, e não é raro apanharem colêmbolos com os quais cimentam as paredes dos corredores.

Vivem de raízes perenes e de sementes e caso não encontrem essa comida, comem também madeira e papel.

Aos seus corredores dedicam todo zelo. Forram-nos bem assim como seus ninhos, com uma substância preta rica em nitrogênio. Onde há suficiente matéria orgânica, melhoram tanto o solo que impossibilitam a vida a si próprios. Os cupins afrouxam o solo, formando pequenos agregados de 1 mm por aglomeração da fase mineral e orgânica, instáveis à ação da água. Misturam o solo com pouca intensidade e desaparecem quando o solo se torna floculado, sendo seguidos por colêmbolos, Hypogastrura e minhocas. Em solos sem húmus, são permanentes.

Mas, o que são colêmbolos?

Colêmbolos são microartrópodes presentes no solo. Têm entre 1 e 5 mm e sua presença é um bom indicador de qualidade do solo. Alimentam-se de outros microrganismos e de matéria orgânica morta, bem como hifas de fungos.

Pode-se aprender mais sobre os cupins e todos os seres que habitam o solo no filme: “A Vida do Solo”, concebido e realizado por Ana Primavesi na década de 1960.

O filme está disponível no site oficial de Ana, na parte de “curiosidades”.