Como Plantar a Adubação Verde

A adubação verde planta-se normalmente na entressafra, para cobrir a terra. Quem planta trigo não tem entressafra. Importante é que a terra nunca fique sem proteção vegetal por muito tempo.

          Muitas vezes é plantada em consorciação com  a cultura principal. Quando a cultura é colhida, a adubação verde permanece ainda no campo. Mas pode ser plantada também como faixa quebra-vento, que protege a cultura principal do vento permanente. Quando a cultura sai do campo, os galhos desta faixa são podados e jogados na terra de cultivo. Aqui servem de cobertura morta ou de adubação verde, conforme a necessidade.

          A finalidade principal da adubação verde é quebrar a monocultura, fornecer nitrogênio ou outros nutrientes, melhorar as condições da terra e mantê-la coberta nos intervalos entre as culturas. Quanto mais dessas exigências ela cobrir numa só vez, tanto melhor será sua programação.

          Ninguém vai plantar mucuna para soja, porque as duas culturas são leguminosas. Também não se vai plantar aveia-preta para deixar seguir o arroz. Os dois são gramíneas e, fora isso, existe alelopatia entre eles. Também não adianta plantar uma adubação verde em setembro para depois, somente em março, usar o campo, por exemplo, para trigo. Até lá, o efeito já se perdeu completamente e o campo será pior do que sem adubação verde. Por quê? Porque, provavelmente, teria de se incorporar a massa verde no início de janeiro para evitar a formação de sementes viáveis. Do início de janeiro até fim de março, quando se plantará o trigo, o campo ficaria sem cobertura. A chuva lava o nitrogênio e o sol caustica a terra. Em poucas semanas, toda a massa verde seria decomposta, não dando mais proteção alguma à terra. Provavelmente o campo ficaria erodido e estragado antes de entrar o trigo. Quando se quiser beneficiar, por exemplo, o trigo, é mais indicado plantar milho com lab-lab ou siratro cedo em setembro, usando uma variedade de ciclo médio. Alguns dias antes do plantio de trigo, incorpora-se a palha de milho mais a lab-lab. Com plantadeira de Plantio Direto ou plantadeira adaptada, planta-se bem na palha, sem que a máquina “embuche”.

          Mas não é necessário plantar alguma cultura para a adubação verde. Se, após a colheita de milho, levantar uma bela vegetação de mentrasto ou catinga-de-bode e cravo-brabo, é de se supor que a natureza os escolheu para corrigir algum erro nosso. Então, mesmo fornecendo menos massa que uma leguminosa ou gramínea plantada, convém deixa-los até a hora do plantio.

          Tanto leguminosas como o cravo-brabo combatem nematoides que existem na terra, de modo que fazem uma espécie de saneamento e desinfecção.