A raiz acusa

É uma horta comercial. Longos canteiros de alface, rúcula, beterraba, brócolis, repolho e outros se estendem um ao lado do outro O repolho não queria crescer bem, muitas cabeças não fechavam e as tracinhas brancas voavam ao redor. É difícil defendê-lo de todas as lagartinhas que diariamente nascem. Por quê? Será que a terra não serve para repolho?

          Há nas folhas sinais da deficiência de molibdênio, de cálcio, de potássio e de boro. Mas vai uma regra que reza: se há mais de 2 deficiências, é o solo que é duro e compactado e a raiz não consegue retirar o suficiente.

          Tiramos uma fatia de terra. A partir de 12 cm ela era muito dura. A terra foi lavrada mas não achei a sola de trabalho. Por onde passou o arado? Cavamos mais e mais. O cheiro da terra era cada vez mais nojento. Alguma coisa apodrecia. E em 40 cm encontramos bastante matéria orgânica que exalava este cheiro pútrido que o arado tinha enterrado.

          Pretendia-se afrouxar a terra dura quebrando as compactações e virando o subsolo para a superfície. Mas a chuva e a irrigação desmancharam os torrões e levaram a argila  novamente  para dentro da terra, formando outra vez uma laje dura e compactada, mas desta vez mais dura e maior que a anterior. Este serviço foi absolutamente contraproducente. Mecanicamente não se consegue melhorar, nem  agregar um solo. Isso é uma tarefa biológica.

          Mas com 12 cm de terra boa o repolho ainda podia estar melhor do que estava. Arrancamos um pé, mais outro, um terceiro… E todos tinham uma raiz muito esquisita.  A 4 ou 5 cm ela virou para o lado, fez um gancho e não penetrou mais no solo. Por quê? Havia ainda bastante terra boa, agregada, abaixo dela para crescer e avançar. Por que não o fazia?

          O campo não podia ser culpado porque a laje dura ainda estava bem mais abaixo das raízes. O entortamento das raízes já traziam das bandejas onde se produziam as mudas. Normalmente as bandejas são postas em armações elevadas para que passe ar e luz abaixo delas e as raízes não se sintam seduzidas a sair pelos furinhos do fundo em que se escoa a água excedente. Então  o homem não colocava as bandejas em armações, parece que ele as colocava no chão. Somente assim as raízes podiam sair dos furos chegar ao solo, provavelmente bem compactado e varrido, e viravam para o lado. Olhei para o dono da horta.

          Você coloca suas bandejas de mudas no chão ?

          O homem ficou assustado.

          Por que acredita nisso? 

          Por que as raízes saíram das bandejas e se entortaram no chão.  E agora não podem crescer mais para baixo.

          E aí ele contou o dilema. Aumentou a horta bastante e não tinha armações suficientes para todas as bandejas. Por causa de uma vez só não vai fazer mal, pensou, e colocou as bandejas com as mudas de repolho no chão. Mas fez mal. E ele perdeu praticamente toda colheita de repolho.

          As raízes o denunciaram.