• Escuro: solo humoso. Se a matéria orgânica está acima de 5%  está começando  a enturfar.
  • Preto quando úmido e cinzento a branco quando seco: solo sem matéria orgânica mas muito rico em manganês.
  • Mosqueado, isto é, com diversas matizes de vermelho ou com manchas azuladas, indica que tem temporariamente água estagnada. A razão pode ser:
  • uma camada impermeável (em até 1 m de profundidade) que estagna a água, não deixando-a se infiltrar.
  • inundações em determinadas épocas do ano.
  • super-irrigação.
  •  um cano adutor rachado onde vaza água.
  • solo de arroz irrigado decaído (gleização) – nunca é bem drenado e não recebe matéria orgânica.

Efeito da Matéria Orgânica (que é um agente ácido)

          Em clima temperado se acumula. Se o solo é rico em cálcio forma-se húmus (ácido húmico).

          Se houver invernos muito frios forma-se humina (sal de ácido húmico com cálcio) que é muito estável e pode durar até 3000 anos. Pode se acumular camadas de 2 a 3 metros de grossura como nos famosos Chernozem (terras pretas) da Rússia.

          Matéria orgânica junto com cálcio agrega o solo. Em clima tropical, tem rápida reciclagem (raramente se acumula). Pode formar ácido fúlvico que lixivia os  minerais nutritivos (cátions) do solo empobrecendo o solo e tingindo os rios de escuro ( por exemplo, o Rio Negro é escuro pela presença dos ácidos fúlvicos). As bactérias que a decompõem produzem substâncias (ácidos poliurônicos) que agregam o solo.

          Nos Andes, acima de 2.800 m com solos muito ácidos (pH 2,6) e com decomposição muito vagarosa, a matéria orgânica desagrega o solo. Pode se acumular no solo  até 18% e mais. Solos humosos parecem aqui um “pudim preto”.

 O que indicam Minhocas

          A existência de minhocas no solo indica suficiente matéria orgânica e solos protegidos contra a insolação, isto é, com umidade suficiente durante todo o ano ou chuvas diárias como na América Central (trópico úmido). Elas aparecem em solos com Plantio Direto quando a camada de palha for grossa e não se usam mais dessecantes.

          Quando o solo compacta ou se adensa e se torna anaeróbio as minhocas fazem um nó no meio de seu corpo e se enrolam em bolinhas pequenas independentemente da umidade do solo, tentando sobreviver a estas condições adversas. Se as condições do solo não melhoram, elas morrem.

.

Pragas e Doenças

      Como bactérias somente possuem 1 enzima, fungos até 4, insetos geralmente 2, eles estão restritos a determinadas substâncias (fórmulas químicas). Nenhum parasita pode comer uma planta somente porque ela existe. Por exemplo, os “patriotas” ou “vaquinhas“ (Epicauta excavata) somente comem as folhas se a planta tiver uma respiração fermentativa. Isso denota um solo com pouco oxigênio,  duro.     As cochonilhas normalmente indicam a deficiência em cálcio que pode ser provocado pela aplicação de calda sulfocálcica que possui mais enxofre do que as plantas necessitam.  As lagartinhas da traça de repolho (Ascia monuste orseis) somente atacam folhas deficientes em molibdênio. O lagarto do cartucho (Spodoptera frugiperda) somente ataca o broto do milho quando este estiver deficiente em boro. Vale detectar e controlar a deficiência da planta para produzir alimentos de alto valor biológico.