Texto para Formatura de Engenharia Agronômica

Vocês  serão engenheiros agrônomos. Isto não significa que serão excelentes engenheiros que saberão manejar máquinas gigantes ou químicas perigosíssimas. Como agrônomos, vocês têm nas mãos a chave da vida, de toda a Vida no globo.

De sua atuação depende termos água em nosso planeta. Se existem alimentos suficientes para as pessoas, depende de vocês, mas também a desertificação vai por nossa conta.

Se os homens são saudáveis, isso depende de alimentos de alto valor biológico. Mas também se aparecem novas doenças do corpo e do espírito, também é por sua conta.

É tão fácil ver todos os fatores isoladamente e negar todas as interligações, mas na natureza nada é isolado e cada fator depende dos outros e até os genes dependem dos precedentes e de seus seguintes, por isso existe essa enorme diversidade que atualmente se tenta eliminar através de híbridos e transgênicos, deixando-nos cada vez mais dependentes dos agroquímicos (que por sua vez dependem de recursos naturais não renováveis).

Em 50 anos, conseguiram colocar toda a natureza em risco. Ar, água, terra, saúde, bem estar, tudo a favor de um monetarismo desenfreado.

Como agrônomos, devemos manejar a natureza, não explorá-la até que ela se sinta exaurida. Essa é uma profissão abençoada e que é a responsável por, ao mesmo tempo, fornecer o alimento ao homem e aos animais, e também cuidar do solo, nosso bem mais precioso. Sem ele, não existe ar, nem água, nem plantas, e portanto, alimento.

Cuidem do nosso solo, e ele retribuirá com uma vegetação luxuriante e permanente. A vida não precisa de muito para ser propagada, apesar de ser algo tão complexo e infinitamente frágil. Mesmo assim, com tantas interferências e manipulações, persiste. E é a favor da vida que devemos trabalhar, não a favor de se ganhar dinheiro explorando o que ela nos proporciona, de graça e tão amorosamente.

Engenheiro agrônomo, dignifique sua profissão. Nunca desrespeite a VIDA, e sim faça com que ela possa permanecer nesse planeta, chamado Terra, porque é a terra nosso berço, e nosso lar.

Ana Primavesi