Trofobiose e doenças vegetais

“Se insetos atacam sua lavoura, eles aparecem somente como mensageiros do céu para lhe dizer que seu solo está doente”

( Sabedoria Veda)

Os indianos dizem: “Se você é doente é porque sua alimentação é doente; sua alimentação é doente porque suas plantas são doentes; suas plantas são doentes porque seu solo é doente.”

Plantas transgênicas: As invasoras são indicadoras.

Por exemplo: Guanxuma indica um hard-pan sub superficial. Matando-o com Round Up, o hard pan (camada adensada ou camada dura abaixo da superfície do solo  que pode ser de 7 a 20 cm de profundidade) continua.

Amendoim bravo ou Leiterinha – indica a deficiência de molibdênio. Matando-os, a deficiência continua.

Capim carrapicho (Cenchrus) – indica um solo muito decadente e compactado. Nabisco indica a deficiência de boro e manganês. Matando-os, as deficiências continuam.

Portanto, as variedades RR (transgênicas) somente encobrem a decadência do solo. O solo continua decadente e vai ficando cada vez mais.

Variedades Bt são livres de parasitas por possuir proteínas venenosas para os insetos. As plantas continuam deficientes e desequilibradamente nutridas, esgotando cada vez mais o solo e sendo sempre pior nutridas (já usam agrotóxicos em culturas Bt).

Dizem que os transgênicos são estratégicos e que não existe alimentação da população vindoura sem eles.

Estratégico é cuidar do solo, que não vive sem matéria orgânica diversificada e proteção de sua superfície contra insolação direta e impacto da chuva.

Transgênicos simulam uma situação enganosa onde solo e plantas “adoecem” cada vez mais sendo o colapso previsível.

Sendo assim, não garantem a alimentação futura mas põem-na em sério perigo.