Trofobiose – a vida em função da alimentação – Números

Tropho- alimento. Biose – atividade vital.

Chaboussou a define como “Todo processo vital encontrado sob a dependência da satisfação das necessidades do organismo vivo, seja ele vegetal ou animal.” Trofobiose significa que nenhum parasita pode atacar uma planta se esta não oferecer a substância que ele pode utilizar. Todos os micróbios e insetos são programados por enzimas para a decomposição de uma ou duas determinadas substâncias, que sempre são substâncias semiacabadas.

A planta somente oferece substâncias semiacabadas quando faltar um mineral para ativar a enzima catalisadora. Este mineral falta quando existir sua deficiência no solo ou quando a deficiência de um nutriente foi induzida pela adubação química ou orgânica, quebrando o equilíbrio entre os nutrientes. Na planta, todos os nutrientes existem em proporções distintas.

As proporções entre os nutrientes possuem um equilíbrio entre ácidos (P,S,NO3, Cl) e Bases (K, Ca, Mg, Na, NH4). Todos os “defensivos”, pelo excesso de seu elemento base, induzem a deficiência de um outro elemento e com isso uma outra doença ou praga.

A proporção entre os macro nutrientes se estabelece:

N/K = 2

Ca/K = 8

Ca/Mg = 3 a 6

P/S = 0,7 a 1,0

Já a proporção macro-micro nutrientes é:

N/Cu = 1250 a 2500

K/B = 100

P/Zn = 35

Ca/Mn = 530

Entre micronutrientes:

Fe/Mn = 3/2

Fe/Cu/Co = 500/10/1 (para que o Fe seja absorvido, é preciso 1 átomo de cobalto, que possibilita a absorção do cobre, e então sim o ferro será metabolizado)

Fe/Cu/Mo = 500/10/2 (para que o ferro seja absorvido, é preciso 2 átomos de molibdênio, que possibilitam a absorção do cobre e aí sim depois o ferro.)

Essas proporções são muito importantes porque se há deficiência de ferro, muitos agricultores se preocupam com esse elemento. Mas se faltar o cobalto, o molibdênio, não adianta colocar cobre, ferro, eles vão ficar circulando na planta mas não serão absorvidos.

As deficiências podem também ser induzidas pelo excesso de um ou outro nutriente. Por exemplo, existem equilíbrios muito delicados entre:

N/Cu = 1250 a 1500

P/Zn = 36

K/B = 35 a 100

Ca/Mn = 350

Fe/Mn = 3/2

Fe/Cu = 50

E cada deficiência está acompanhada de uma praga ou doença. O nitrogênio, por exemplo, quando em excesso, causa Pseudômonas no fumo, Erwinia na batatinha, Pemosfora na alface, nabo,videira; Ersiphe nos cereais e frutíferas; Septoria no trigo; Botrytis na videira e moranguinhos; Velticillium nos tomates, algodão, cravo; Altemaria nos tomates, fumo e Puccinia e Euromuces nos cereais e no feijão.

O problema não é o fungo ou o inseto mas o desequilíbrio causado.

(OBS: Ana Primavesi consta da bibliografia de Chaboussou em seu livro “Plantas doentes pelo uso de agrotóxicos”.  O texto acima foi retirado de uma palestra em power point de Primavesi).

– o livro de Chaboussou pode ser adquirido pela editora Expressão Popular: www.expressaopopular.com.br )