Trechinho – palestra Primavesi

…”Nós temos anaerobiose do solo por causa da tecnologia errada que nós importamos. Solo anaeróbio é qualquer terra em que não circula ar. Pode ser anaeróbio por causa de água; por causa de um super aquecimento, onde o oxigênio não é mais dissolvido na água (em água quente o oxigênio não se dissolve e a planta só o absorve através de líquido, de água); pode ser por causa de entupimentos dos poros maiores com argila que é lixiviada da superfície. E, finalmente, pode ser também graças a uma adubação verde que foi colocada muito pouco antes da semeadura e que incentiva uma micro vida tão forte que todo o ar do solo é substituído por gás carbônico. Então, para ter uma terra anaeróbia, temos muitas possibilidades.

Depois, vem a planta mal nutrida (malnutrida quer dizer que ela é desiquilibradamente nutrida). Eu coloco um mundo de NPK mas se deixo fora os micronutrientes, já é malnutrida. Se a planta não consegue metabolizar, quer dizer, formar as substâncias orgânicas, ela é malnutrida. Aqui vem um problema muito grande: normalmente se faz análise de solo e diz-se: tem tanto no solo, então a planta está bem ou mal nutrida. Não é bem assim porque para que a planta seja bem nutrida é preciso:

Primeiro: tem que ter, naturalmente, nutrientes no solo;

Segundo: A planta deve poder absorver nutrientes. Por exemplo, se perguntar a um plantador de cebola, a um plantador de batata  – vocês já cavocaram alguma vez a sua terra, verificaram como está? Um cavocou sua terra e me disse: o adubo está intacto aqui na terra –  e se o adubo está intacto na terra, a planta não o absorveu. Então o adubo não adiantou nada. E mesmo se a planta consegue absorver o adubo mas não consegue formar substâncias orgânicas porque falta um ou outro elemento nutritivo, ou se falta oxigênio, também é malnutrida e pode morrer intoxicada.

A nutrição da planta depende do que ela possa absorver e do que pode, também, utilizar para a formação das substâncias. E se esta formação não ocorre, a planta é malnutrida. Nós temos, às vezes, uma análise foliar que diz que a planta está riquíssima. Mas ela não metaboliza nada. Está tudo circulando na seiva. A análise mostra uma planta muito rica e a planta está muito pequena, raquítica, não produz nada. Por isso, raramente, temos uma inter-relação positiva entre a análise foliar e a produção da própria cultura.