Tradução vídeo premiação – IFOAM

Em 2012, Ana Primavesi ganhou da IFOAM ( International Federation of Organic Agriculture Movements) o One World Award (OWA) por seu papel decisivo na promoção da agricultura orgânica no Brasil, América Latina e Caribe.

“Sem Ana Primavesi, o mundo orgânico estaria desprovido de várias informações sobre a relação entre um solo saudável e uma agricultura humana”, afirmou Markus Arbenz, diretor executivo da IFOAM.

A seguir, a tradução do vídeo de sua premiação.

Ana Primavesi:

“Sempre estive convencida de que o solo é a base de toda a vida. Uma vez convencida disso, meu trabalho foi direcionado e não me preocupei com o que os outros pensam e falam, segui fazendo aquilo que acredito firmemente.”

Markus Arbenz:

“Ana, você chacoalhou e despertou as pessoas na América Latina com suas mensagens. Para a agricultura ecológica e a agroecologia na América Latina você foi especialmente importante, eu sei disso, ouvi isso. O que as pessoas na América Latina realmente entenderam sobre isso? Como você se aproximou das pessoas para que elas conseguissem entender as mensagens?”

Ana Primavesi:

“Eu sempre vivi entre as pessoas simples, porque eu gosto mais delas do que daquelas que querem representar o que não são.”

Markus Arbenz:

“Ana, algumas vezes em sua vida você foi crítica e nem sempre concordava, exprimindo seus pensamentos críticos também em relação à agricultura ecológica/orgânica e nos questionava.

Se desse momento em diante, nós olharmos para o futuro, o que é especialmente importante? O que você gostaria de nos dizer em especial?”

Ana Primavesi:

“Para mim, o mais importante para o futuro, é que todos nós nos dispamos de nossa vaidade, de todo materialismo e de tudo que achamos que nós somos. Não somos ninguém. Somos todos iguais, somos todos irmãos, ninguém é mais e ninguém é menos, cada um tem sua importância no lugar em que se encontra . ”

Markuz Arbenz:

“Obrigado, Ana!

Vejam não só Ana está aqui, mas sua filha e netas também.

Ana Primavesi:

“Obrigada pela homenagem a mim dirigida. Eu gostaria de dizer sobretudo que nós, humanos, precisamos considerar mais os outros, como nossos vizinhos. Precisamos considerar em especial o solo. 
Quando o solo estiver estragado, nós também estaremos estragados. Pois um solo destruído torna-se deserto e no deserto não vive muita coisa, muito pouco. Assim, não teremos possibilidade alguma de sobreviver, se não considerarmos e atentarmos para o solo. E o solo exige que as pessoas também sejam simples para que elas possam amá-lo. Pois se as pessoas se acreditam muito poderosas e importantes, elas se esquecem do solo, elas se esquecem de sua origem, esquecem-se que na realidade também pertencem à natureza. E isso nós não podemos esquecer nunca. Porque se nós nos esquecermos disso, então a vida na Terra acaba. Muito obrigada.”