Saúvas (Atta spp.)

A saúva assenta em terras onde desapareceram as formigas carnívoras. Elas cortam folhas e levam-nas ao seu jardim, onde as usam como meio de cultura para seus fungos, que ali plantam e dos quais vivem. Folhas que formaram proteínas elas não cortam.

Quando existem poucos sauveiros, pode-se fazer o combate plantando-se gergelim ao redor. As saúvas levam as folhas para suas hortas mas seus fungos não crescem nestas folhas, e as saúvas morrem de fome. Porém elas somente levam folhas de gergelim nativo, galhado. Não tocam em folhas do gergelim geneticamente melhorado para a colheita mecânica.

Outro sistema é o de jogar mandioca-brava ralada ao redor dos olheiros, elas levam e ficam intoxicadas pelo ácido cianídrico.

Para proteger alguma roseira ou canteiro da invasão de saúvas, espalha-se terra de sauveiro ao redor, podendo usar também farinha de ossos ou carvão moído. Nenhuma saúva passa por aí. Em árvores, pode-se amarrar lã de ovelha, por onde não conseguem passar. Se houver muitas saúvas, esses métodos são insuficientes.

Para adquirir o livro:
https://www.expressaopopular.com.br/loja/produto/manejo-ecologico-de-pragas/