Por que o solo tropical precisa ser pobre?

Verifica-se que, na comparação dos solos de clima temperado com tropical, nos primeiros tudo funciona para que sejam enriquecidos ainda mais em nutrientes. Nos solos tropicais, tudo funciona para que sejam empobrecidos ainda mais em nutrientes e para aumentar a diversidade de sua vida.
Por que o solo tropical tem de ser pobre?

Porque durante horas quentes do dia as plantas fecham seus estômatos quase totalmente, reduzindo a corrente transpiratória para não perder muita água para o ar, pois a demanda atmosférica por água aumenta com o aumento da temperatura do ar. Com isso, também entra menos gás carbônico e a fotossíntese reduz. As folhas mandam menos grupos carboxílicos (COOH-) à raiz, que agora possui uma concentração muito menor de carboidratos e minerais em sua seiva, ou seja, uma pressão osmótica menor.

Como a absorção de água funciona segundo as leis da osmose, o fluxo da água vai da concentração menor para a maior. Durante as horas de calor, com uma concentração baixa de substâncias na raiz, esta iria perder água para o solo, se este for rico em nutrientes disponíveis. Somente quando a concentração da solução do solo for mais baixa do que a da seiva radicular, a raiz continua absorvendo.

Por isso, o solo tropical tem de ser pobre em nutrientes disponíveis, mas possuir uma vida muito intensa que mobiliza os nutrientes, na hora em que a planta os necessita, e o acesso para um volume maior de solo, também em profundidade, para encontrar água mais facilmente.