Por que as plantas não encontram no solo, na terra, o que necessitam?

Porque matamos os solos que nossa “tecnologia de ponta” somente consegue superar por algum tempo… Tudo que fazemos contribui para que a matéria orgânica no solo se perca rapidamente:

– pela aração, conseguimos a multiplicação explosiva de bactérias fermentativas. Se fossem, no mínimo, bactérias que agregam o solo, mas estas que fazemos multiplicar-se pela aração não são agregadoras. As agregadoras são as que formam grumos dos quais dependem os poros do solo e por onde entra a água e o ar. As fermentativas somente fazem uma grande festa gastando matéria orgânica soltando enormes quantidades de gás carbônico. Duas horas depois de uma aração, paira uma nuvem grossa de gás carbônico sobre o campo. E como em campo lavrado não existe planta que o pudesse aproveitar como ocorre embaixo do mato, o gás carbônico eleva-se para a estratosfera, onde somente aumenta o efeito estufa contribuindo para o aquecimento do nosso Globo. Portanto, uma aração do campo contribui tanto para o efeito estufa como as fábricas, automóveis e aparelhos de refrigeração.

– O que restou de matéria orgânica no solo ainda fazemos decompor graças à aplicação de calcário corretivo que torna o solo não somente compactado mas também endurecido. Na Europa se diz: “calcário torna os pais ricos e os filhos pobres”.

– O que sobrou de lignina (molécula que confere rigidez, maior resistência contra ataques biológicos aos tecidos vegetais e impermeabilidade) ou o que sobrou de outro material resistente com proporção Carbono/Nitrogênio larga, são eliminamos pelo adubo nitrogenado, que diminui esta proporção até que os micróbios consigam decompô-las.

Acabada toda matéria orgânica que era o alimento da biota do solo ou, quer dizer, dos micróbios, a terra tornou-se inóspita para a micro vida, que em sua maioria, desaparece… A terra está MORTA.

Ninguém agrega mais o solo e ele torna-se duro e compactado. Ar e água não conseguem mais entrar. Agora a água da chuva escorre, causando enchentes. O solo duro e compactado, bem capinado ou mantido a limpo por herbicidas aquece muito mais pelo sol (até 73 graus) que um solo com vegetação (28 graus) e perde mais rapidamente a pouca água que conseguiu entrar na camada superficial.

O homem é campeão em produzir solos compactados, impermeáveis. Nas cidades, para não sujar seus sapatos, cada um impermeabiliza sua pequena área ao redor da casa, cimentando-a ou ladrilhando-a. Agora tem certeza que nenhuma água de chuva consegue mais entrar no solo. Ela escorre…Assim, na cidade, as enchentes o os deslizamentos são frequentes. Dizem que a culpa é da chuva ou do prefeito, mas não é. A culpa é deles mesmos, daqueles que tornaram a superfície impermeável. A água iria entrar onde e como?

Precisamos cuidar das causas e parar de reclamar das consequências que nós mesmos, por falta de reflexão e atenção, nos causamos.