Plantio de mudas com mal posicionamento da raiz – dicas

Uma agricultura limitada unicamente à lógica da substituição dos insumos químicos por orgânicos emprega o mesmo procedimento de plantio de mudas (de hortaliças, de flores e de árvores) adotado nos sistemas convencionais que, graças à adubação química frequente e à irrigação constante, dispensa maiores cuidados nessa operação. Porém, o cultivo convencional não depende do solo como um organismo vivo.

Funciona praticamente como um cultivo hidropônico ao ar livre, no qual o solo exerce apenas a função de suporte físico para as plantas, não sendo reconhecido como um meio de cultura físico-químico-biológico. Não dispondo dos adubos químicos altamente solúveis da agricultura convencional, qualquer sistema orgânico de produção deve se basear na intensa inter-relação solo-planta.

Nesse sentido, o cuidado com o desenvolvimento das raízes é essencial para o sucesso da agricultura orgânica. Se a muda for bem plantada com sua raiz orientada para baixo, sua tendência será a de se desenvolver bem, caso o solo não apresente impedimentos físicos e/ou químicos na sub superfície.

Por outro lado, se a muda for mal implantada, a raiz pode se desenvolver lateralmente e não se aprofundar no solo. Esse fato ocorre com frequência quando a muda vai para o campo com a raiz muito comprida e a sua ponta volta-se para cima e se desenvolve em direção à superfície, explorando pequeno volume de solo. Nessa condição a planta também se desenvolve mal e sua produção é muito baixa.

Para o bom desenvolvimento das raízes, ou seja, para que ela explore grande volume do solo:

– use um pau pontudo para fazer a covinha de plantio, orientando a raiz obrigatoriamente para baixo

-faça a poda da raiz

-evite a deficiência de boro, uma vez que a falta desse micronutriente compromete o desenvolvimento da raiz mesmo quando todas as demais condições são adequadas. Isso porque o boro é um nutriente indispensável para que substâncias fotossintetizadas sejam translocadas das folhas para as raízes.