Plantas teste no diagnóstico de deficiências

Um método simples é plantar em todas as lavouras – de vez em quando – uma planta teste, como um pessegueiro ou pé de fumo.

O pessegueiro novo, especialmente, é a melhor planta teste para as deficiências em potássio, nitrogênio, fósforo, cálcio, zinco e magnésio. O rubim (Leonorus sib.), planta que encontra-se em todas as beiradas de estradas e caminhos, é teste excelente para o manganês (deficiência), enquanto a mandioca deve servir para reconhecer a falta de boro. O fumo é ótimo teste para as deficiências em boro, cobre, potássio, nitrogênio, cálcio, magnésio, manganês, enxofre e zinco.

O pessegueiro é muito importante porque indica as deficiências antes de as lavouras serem plantadas. O fumo serve especialmente para identificar nas lavouras em pé a deficiência reinante. O melhor teste para a falta de fósforo seria  a cana da variedade CO290 que, com 2 meses de idade, apresenta pronunciada pigmentação purpúrea nas folhas quando há carência de fósforo.

Com a ajuda destas plantas testes o agricultor pode facilmente saber qual deficiência está se desenvolvendo, o que está faltando no seu campo e com o que deve ser adubado.

O agricultor que não que se ver na impossibilidade de desvendar uma deficiência desconhecida, planta essas plantas testes e, tendo aprendido o diagnóstico visual de suas folhas, pode, por este meio, compreender como as plantas se apresentam.