O conceito de agricultura moderna

O solo é uma biocenose onde há estreita dependência entre suas propriedades físicas e químicas, a micro vida, a topografia, a raiz vegetal e o porte da vegetação. É um ciclo permanente onde sempre um fator depende do outro e provoca, quando modificado, a modificação dos demais. Sabemos da gênese do solo, que a sua formação depende da vegetação, e esta, por sua vez, do solo, do clima e da micro vida. A micro vida depende, por sua vez, da vegetação e das propriedades do solo.

Foi um erro fundamental da época analítica querer tratar os diversos fatores da produção isoladamente porque somente no conjunto das suas relações recíprocas, apresentam-se as verdadeiras causas de muitos sintomas incompreensíveis.

A química agrícola não compreende porque a análise química ão dá suficientes esclarecimentos sobre a fertilidade do solo. No isolamento, talvez isso se descubra. Mas se considerarmos, igualmente, tanto a estrutura do solo e a micro vida como a pressão osmótica das raízes, o caso torna-se claro e não mais se apresenta enigmático.

A técnica agrícola nunca descobrirá porque uma aração que deu resultado num solo, acarreta, em outro, um fracasso total. procura as explicações mais difíceis, sem chegar a uma conclusão exata. Tudo porém tornar-se-á facilmente explicável se considerarmos a estrutura do solo e os fatores por ela responsáveis.

QUANTO MAIOR A ESPECIALIZAÇAO, TANTO MAIS LONGE ENCONTRAM-SE OS RESULTADOS DA REALIDADE e tanto mais importante a grande síntese que procura interpretar os fatores isolados em relação ao complexo geral da biocenose do solo.