Lições da Primavesi

• O que é solo? Parece que solo é igual a terra. Mas não é. Solo é formado de 4 partes: uma parte sólida (minerais ou terra mais matéria orgânica), uma parte líquida (água, solução do solo), uma parte gasosa (oxigênio do ar) e uma parte viva (desde minhocas, cupins e formigas até algas, fungos, bactérias, actinomicetes).

• Solo grumoso, fofo, é formado por pequenos grãos de terra. A forma, a estrutura desses grânulos, é fabricada e mantida pela matéria orgânica e pelos organismos vivos do solo – desde minhocas até bactérias e fungos.

• Esses grânulos juntos formam o solo fofo, cheio de canais – os poros, canais muito finos e muito numerosos – por onde penetram com mais facilidade as raízes das plantas, a água e o ar. É o solo poroso (comparar com um bolo de comer).

• As raízes crescem mais, exploram uma área maior do solo e conseguem buscar mais nutrientes no solo fofo do que se o solo estivesse duro, compactado.

• Em países de clima frio, como os da Europa e os Estados Unidos, as argilas do solo são os grandes armazéns de nutrientes para as plantas. Mas as argilas desses países são diferentes das argilas dos solos tropicais, como os solos brasileiros.

• Em países de clima frio, a argila que existe em maior quantidade é a montmorilonita, que tem maior capacidade de armazenar nutrientes e água.

A argila predominante em climas tropicais é a caulinita, com menor capacidade de armazenar nutrientes e água. Armazenar nutrientes e cedê-los para as plantas é chamado de Capacidade de Troca de Cátions – CTC.

• Quem então faz o papel de grande armazenadora de nutrientes e de água? É a nossa velha e boa matéria orgânica! Ela tem uma grande CTC (compara-se com uma esponja).

• São três as principais vantagens da matéria orgânica: estrutura o solo; armazena nutrientes e água para as plantas; e é alimento e suporte para a vida do solo – desde as minhocas até fungos e bactérias benéficas para a terra. Ela mantém o solo vivo.

• Para conservar o solo grumoso (fofo), poroso, vivo e produtivo, algumas técnicas são fundamentais:

– Solo protegido. Solo nu se aquece mais e faz a planta respirar mais, gastando energia que deveria usar para produzir bem.
– Não usar agrotóxicos, que matam a vida do solo.
– Arar e gradear o menos possível, para não pulverizar e compactar o solo e transformá-lo aos poucos num tijolo, num solo compactado, onde não entram as raízes, nem água nem ar.