Os insumos fazem, a cada dia, menos efeito, e por isso a cada dia são mais necessários neste tipo de agricultura. Essa maneira de conduzir a agricultura é insustentável, especialmente se nós pensarmos que, por exemplo, a maioria dos adubos necessita de muita energia para ser produzido; nitrogênio inteiramente do petróleo, o adubo granulado precisa de energia para ser produzido, de modo que não é possível continuar em uma agricultura deste tipo.

Nós perguntamos primeiro qual o potencial de nossas plantas, e aqui nos deparamos com o seguinte: enquanto a fotossíntese é a base de toda a produção, isso todo mundo sabe, quer dizer: a planta tem que captar gás carbônico e com água e luz solar, forma as primeiras substâncias orgânicas.

No clima temperado nós temos o ciclo chamado de C-3: ele capta na primeira fase da fotossíntese 3 carbonos, é o ciclo que nós chamamos de Cordin. Mas a maioria das plantas tropicais é capaz de fixar 4 carbonos na primeira fase, quer dizer, é 25% mais eficiente na fotossíntese, e o ciclo não começa com a força dos glicerados, mas começa com os ácidos orgânicos. A planta tropical, por natureza, é dotada de maior poder de fotossíntese, mas que é estragado pelo manejo que nós damos às nossas culturas. A base da fotossíntese é gás carbônico e luz (que não faltam em nosso meio), que haja água no solo porque sem água a planta não vai fazer nada. E nós sabemos que 95% do que acontece depende da água.

Vocês veem que a água é uma coisa importantíssima, mas a escassez de água no solo é um problema. E a escassez depende da infiltração, porque por exemplo, se a água for retida em poros muito pequenos, a planta não consegue retirá-la, então ela pode sentir-se seca com solo relativamente molhado, como acontece numa argila que não tenha estrutura.

Temos o problema da pressão osmótica no solo tropical. Todo mundo diz: a nossa terra está muito pobre, por isso ela não produz. Mas nos perguntamos como foi possível que toda essa vegetação exuberante tenha vivido nessas terras muito pobres. E verificamos que durante o calor do dia a planta só pode absorver água e nutrientes partindo de uma concentração muito fraca do solo, de um solo pobre.

Outro dia, por exemplo, apareceram oito plantadores de batata em minha casa perguntando como fariam porque usavam muito adubo por tonelada e antigamente a batata não era irrigada; depois começaram a irrigar uma vez por dia e agora já têm que irrigar duas vezes por dia. Eu disse que batata não é arroz das águas. Mas o que acontece é que vocês botam tanto adubo e a concentração do solo é tão grande, é tão salgada, que a batata não consegue tirar nada deste adubo que vocês botam sem bastante água que é colocada por irrigação. De modo que a terra tropical e sua pobreza eram o adequado para nossa planta, somente que a planta tinha que ter um volume de terra muito grande à disposição para explorar.