Fotossíntese X Respiração

A fotossíntese produz a glicose, um açúcar simples e o mais conhecido, mas outros também são formados: parte a planta os utiliza para formar energia, necessária para o metabolismo; parte ela transporta à raiz para a formação de tensão negativa, que permite a absorção; e parte ela transforma em substâncias vegetais como amidos, óleos e proteínas.

É aqui que se principia o drama de nossas culturas.

Para a planta poder captar CO2, necessita encontrá-lo no ar perto das folhas. Onde uma brisa permanente leva o CO2, a fotossíntese será menor, especialmente nas plantas com alta capacidade de síntese como capins, por exemplo.

Exigem-se quebra-ventos. Com o aumento da temperatura, aumenta a respiração, que finalmente gasta o que foi fotossintetizado.

É preciso controlar a temperatura para diminuir a respiração. O problema é que no clima temperado a fotossíntese é boa mas a respiração fraca, de modo que toda tecnologia importada, com know-how de como produzir em clima temperado é desenvolvida para aumentar a respiração muito fraca e com isso a produção reduzida de energia.

O que nós necessitamos não é aumentar a respiração mas diminuí-la para sobrar algo para metabolizar.

E a respiração diminui quando:

– a temperatura é menor que 30 graus Celsius
– quando não faltas água às plantas
– quando as raízes forem sadias
– quando as plantas estiverem equilibradamente nutridas

Diminui-se a temperatura pela proteção do solo contra a insolação e pela conservação de uma quantidade suficiente de áreas arborizadas.

A água não faltará às plantas quando a infiltração for boa, a retenção do solo adequada, o desenvolvimento radical for livre sem impedimentos, o plasma das plantas for equilibrado, incluindo-se os micronutrientes.

O potencial radicular depende da nutrição boa e equilibrada e como há uma proporção íntima entre raiz e parte superior da planta, pode se tomar por certo que uma raiz fraca, retorcida e doente não pode criar plantas fortes, sadias e produtivas.

Como a respiração é a base para liberar energia para o metabolismo, exige-se que seja eficiente.

Eficiente é uma respiração que produz o máximo de energia por mol de glicose.