É pela raiz que se absorve os nutrientes, processa-se parte da síntese dos aminoácidos, abastece-se de água a planta. É por ela que se assimila substâncias de crescimento, nutrientes e antibióticos do solo. A raiz sente o efeito direto das técnicas agrícolas. Não há dúvida de que todo manejo de solo tem como fim único criar condições favoráveis à planta e, em específico, à raiz, para que existam condições ótimas de produção.

A produção agrícola é a meta prioritária no mundo inteiro para evitar a fome, mas sem condições favoráveis para a raiz, a parte aérea da planta não produz bem. E enquanto produzirmos pouco por área cultivada, o custo será elevado e o preço do produto alto.

Quando uma planta nativa aparece num lugar é porque todas as condições lhe são favoráveis. Milhares de sementes caem num metro quadrado de chão, somente algumas centenas conseguem nascer e somente poucas dezenas e até só poucos exemplares conseguem se desenvolver. Não depende somente da presença da semente que uma planta nasça, depende igualmente de microrganismos, da riqueza ou pobreza química do solo, de suas condições físicas e aqui especialmente de crostas superficiais, do regime de ar e água, da insolação e do uso pelo homem e gado. Por isso fala-se de “ecótipos”.

Por exemplo, no Rio Grande do Sul os caçadores sabem que onde cresce o Mio-Mio o solo é firme, em contraste com o solo encharcado coberto pelo capim-caninha (Andropogon incanis). E os pecuaristas sabem que o gado não se desenvolve bem nas zonas de Mio-Mio (Baccharis coridifolia), embora não o comam porque falta o molibdênio. E o lavrador sabe que a terra de Mio-Mio raramente pode ser arada porque é rasa demais.

A planta nativa pode servir de “indicadora” porque acusa perfeitamente as condições do solo. Assim, barba-de-bode (Aristida pallens), capim cabeludo (Trachypogon spp) ou sapé (Imperata exaltata) são plantas típicas de solos periodicamente queimados, muito ácidos, pobres em cálcio e fósforo e com regime hídrico alterado. Capim-seda (Cynodon dactylon) indica solos muito compactados e samambaias solos com teor elevado de alumínio trocável. Todos os capins do tipo Andropogon, como rabo-de-burro, rabo-de-coelho, capim-caninha etc. Indicam solos pobres com problemas de drenagem. E assim cada lugar pode ser identificado pela vegetação ali existente.

Na agricultura não se pergunta que planta poderia crescer espontaneamente neste terreno. Impõe-se a cultura, defendendo-a com todos os meios contra a vegetação nativa, que sempre voltará a invadir o campo que lhe é próprio. Os “ecótipos”(eco-lugar) tornam-se invasores.