Dicas importantes: adubação e composto

Na agricultura tropical, pensa-se que toda matéria orgânica deve ser transformada em composto que nos trópicos, com sua decomposição rápida, não é necessária. Somente em culturas de hortaliças “protegidas” (em estufas) com grande rotatividade ( até 7 culturas ao ano) o composto é aconselhado. Palha contribui mais à diversidade de micróbios que composto, porque necessita de mais processos de decomposição do que o composto, que já é semi-digerido. Portanto, matéria orgânica não humificada adequadamente desestrutura o solo.

Enterram o composto profundamente igual ao NPK, para que as raízes encontrem “adubo” quando descem… mas composto não é material químico mas orgânico. E não é alimento para as plantas mas necessita ainda futura decomposição para poder ser absorvida pelas plantas. Abaixo de 15 cm sua decomposição é feita por microrganismos anaeróbios, que produzem substâncias tóxicas para as plantas.

TEM QUE FICAR CLARO QUE:

  • Composto não é alimento para as plantas, mas deve ser primeiro alimento para os micróbios anaeróbios do solo.
  • Os micróbios aeróbios do solo é que mobilizam minerais nutritivos que alimentam as plantas. Somente depois de ser completamente decomposto ele libera os nutrientes como “brinde” para as plantas.
  • Esses micróbios agregam o solo para que este fique permeável para ar e água.

Composto enterrado de 20 a 40 cm de profundidade sofre decomposição anaeróbia que não contribui com a agregação do solo (nem iria adiantar se agregasse o subsolo) e além disso produz gases tóxicos como metano e gás sulfídrico, dos quais as raízes fogem e são seriamente prejudicadas. É A MAIOR RAZÃO DA PRODUÇÃO ORGÂNICA BAIXA.  Por isso, composto nunca deve ser enterrado mas sempre ficar na camada superficial do solo (onde também o encontramos na natureza, entre 0 e 5 cm superficiais).

Se as raízes das plantas permanecem na camada superficial, dentro do composto, está faltando boro. Solos arenosos ou argilosos necessitam de 5 até 12 kg/ha de bórax ou ácido bórico (um pó branco). Isso tem de ser determinado por experiências com 5, 7, 9 e 12 kg/ha de bórax, começando da menor quantidade e ir aumentando de acordo com a observação do agricultor. Uma quantidade alta demais mata as plantas por intoxicação, mas somente com boro as raízes das plantas se desenvolvem bem.