Apontamentos – Ana Primavesi

– A análise química deve ser uma orientação para nutrir a planta e melhorar o solo, e não um convite para comprar adubos. Ela indica os elementos disponíveis; mas não pergunta se a raiz da planta os alcança, nem pergunta se os elementos estão em estado oxidado ou reduzido. De qualquer maneira, dá um número que pode ou não representar a realidade do solo.
Se se conversar durante a análise, sai qualquer resultado menos o correto. (Durante a análise de potássio-K- não se pode fumar.)

– O resultado correto da análise do Nitrogênio depende da velocidade com que se adiciona o reagente, portanto o resultado da análise depende do treinamento e responsabilidade do laboratorista.

– Na análise foliar aparecem os nutrientes que circulam na seiva e os que são ligados no tecido. Portanto, pode-se dizer que a planta os absorveu, mas não se sabe se a planta os usou. Isso depende dos respectivos elementos catalizadores.


A análise desmonta, a natureza interliga.

– A agricultura orgânica continua trabalhando com solos mortos mas usa composto como se fosse NPK em forma orgânica. Enterra o composto que sofre decomposição anaeróbica produzindo CH4 e SH2 tóxicos para as raízes e com isso baixam as colheitas. O composto deve ser aplicado superficialmente.

– O Boro é indispensável para a transformação da glicose (que não consegue migrar da folha à raiz) em sacarose (que migra da folha para a raiz fornecendo os grupos carboxílicos COOH) que criam a pressão osmótica, ou seja, a base para a absorção de solutos pela raiz.

– Para a formação de suas substâncias, a planta necessita de enzimas catalizadoras, que por sua vez necessitam de ativadores que sempre são minerais e que dependem dos equilíbrios entre os nutrientes. Fósforo sempre falta em solos duros. Potássio falta à planta se faltar Boro. Cálcio falta pelo aumento de temperatura (também cobre e boro) e pela deficiência em boro.

– Existem muitas inter-relações entre os nutrientes e o clima. Assim, zinco sempre falta em épocas secas, potássio em épocas frias, manganês quando houver pouca insolação e cálcio quando a temperatura for alta.

– o solo compactado é anaeróbio. Isso significa que tudo se modifica: perde-se o nitrogênio, reduzem-se os compostos minerais, baixa o ATP e os hormônios de crescimento, a raiz fica fraca e absorve menos.

– A calagem corretiva: No trópico contribui para a compactação extrema dos solos. Em clima temperado agrega o solo.

– o Ph está adequado ao solo quando permite a maior atividade enzimática (vida mais ativa). No solo tropical, o pH fica em torno de 5,6. No solo temperado, em torno de 7.

– O uso frequente de Round Up: Não somente mata o mato mas com o tempo também afeta as raízes do cultivo como de bananeiras, milho, café ou mamão; as raízes sem pelos de absorção exigem mais adubos e irrigação.

_ O efeito benéfico das leguminosas é a multiplicação dos rizóbios que entram na raiz do cereal, sobem às folhas onde aumentam a fotossíntese e os hormônios de crescimento.