Agroecologia, tecnologia e manejo – transcrição da fala de Ana Primavesi numa palestra sobre Manejo Ecológico do Solo

Algumas pessoas me perguntam: Na agroecologia se usa tecnologia?

Lógico que se usa. Só que hoje em dia é diferente. Nós temos hoje a tecnologia puramente sintomática. É uma tecnologia criadora de mercado de insumos, porque nós não queremos a agricultura, nós queremos vender o produto, então zelamos muito para que as causas dos sintomas que combatemos sejam eternizadas.

Combatemos os sintomas sabendo que eles vão aparecer de ano para ano, de novo podendo ser combatidos. De modo que nossa agricultura é absolutamente um absurdo, especialmente numa época em que lutamos com uma crise de energia, com os preços dos insumos disparando e onde não é possível mais o combate, simplesmente, dos sintomas.

As causas são poucas e simples, os sintomas, muitos. O combate, oneroso. Estive há um tempo atrás na Fundação Getúlio Vargas  e me perguntaram: É econômica a agricultura ecológica? Mas não é só econômica. Esta é a única maneira de produzir alimentos em abundância, de produzir, ainda, produtos para exportação e poder atender à produção de combustível.

De modo que a nossa primeira pergunta é a seguinte: do que a planta que vamos cultivar necessita em clima tropical?

Porque toda a nossa tecnologia foi importada de zonas temperadas. Esse “know-how” foi importado pelo Brasil porque nós ficamos fascinados pelas máquinas, pelas ciências, pelos químicos, e acharam que isso era o máximo que se podia empregar. Bem, era o máximo em clima temperado, mas em clima tropical era o pior que podíamos fazer. Nós fazíamos tudo justamente ao contrário do que nós precisamos e com isso, finalmente o caboclo diz que em sete anos dá uma colheita boa, porque nestes sete anos uma vez o clima está mais ou menos parecido com os climas dos países temperados. Nosso problema é grave, não somente no aspecto energético, mas também no aspecto de qualidade e quantidade de nosso produto.

Assim, ecológico não quer dizer que se está substituindo um fator por outro. Ecológico também não quer dizer que se trata simplesmente de achar as plantas certas para o nosso clima. Ecológico quer dizer que eu pego todos os fatores do ambiente: o solo, a planta, o clima, a água, a vida do solo, enfim, tudo que faz parte do lugar, e com esses fatores, vou manejando. Vão dizer: Muito difícil. Bom, a gente acostuma. Não é tão difícil  porque é só no início que temos mais dificuldade e a pessoa que nunca calçou sapatos também vai achar um horror, mas quando estiver acostumada, não vai querer tirar do pé, de modo que temos antes de tudo ver que pelo sistema que nós utilizamos, chegamos a uma deterioração das condições agrícolas que se tornam, pouco a pouco, insustentáveis.