A Microbiologia do solo e a decomposição da matéria

Toda vida terrestre baseia-se no fato de que a planta verde é capaz de formar açúcares, amidos, proteínas e gorduras a partir de água, gás carbônico e minerais em presença de luz. Estas substâncias servem de alimento aos animais e ao homem. Mas se não houvesse a destruição posterior dessas substâncias vegetais e animais, montes de plantas e animais mortos cobririam a Terra e atulhariam os mares, terminando com toda possibilidade da vida continuar.

Para que o que está morto seja removido e o mundo permaneça tão limpo como no primeiro dia, existem os microrganismos, que decompõem as substâncias orgânicas em seus componentes básicos: água, gás carbônico e minerais. Somente a energia não volta mais a ser luz, mas perde-se no espaço em forma de calor.

De modo que a planta verde é formada das substâncias: H20 (água), CO2 (gás carbônico) e minerais na presença de luz e os microrganismos a decompõem novamente em H20, CO2, minerais e calor. A vida pode reiniciar seu ciclo!

Os microrganismos pertencem à vida mais primitiva que se conhece e todo o seu “corpo” é formado por uma única célula. Não têm boca nem intestinos e tudo que ingerem passa através da parede de seu citoplasma. Quando encontram um meio adequado, com os alimentos que lhe agradam, os esporos ou as células, trazidos pelo vento, começam a proliferar. Excretam enzimas e digerem seu alimento fora da célula. Somente quando as substâncias foram “digeridas” e dissolvidas, podem absorvê-las através da membrana finíssima que os separa do meio ambiente.

A maioria das bactérias possui somente uma, no máximo três enzimas. Fungos e actinomicetos podem possuir mais. Por isso, as bactérias são forçadas a trabalhar em equipe, como os operários numa linha de montagem. Mas devemos estar sempre cientes de que cada processo químico desencadeado por um microrganismo é somente uma etapa no caminho da decomposição. Conforme a substância original e a aeração do ambiente, assentam-se espécies distintas de microrganismos, fornecendo produtos intermediários distintos.

Como os microrganismos do solo necessitam digerir sua alimentação fora de seu “corpo” para poder absorvê-la, excretam suas enzimas no solo. Portanto, o solo está cheio de enzimas que hidrolisam a matéria orgânica em todas as suas formas a fim de prepará-la como alimento para esta ou aquela espécie de micro seres (por isso o trabalho em equipe como numa linha de montagem).

Por isso fala-se do “potencial enzimático” de um solo como expressão de sua atividade orgânica, o que é muito mais correto que contagem de germes, uma vez que em meio nutritivo nasce tudo, mesmo os germes inativos no solo.

Não somente plantas podem aproveitar os produtos intermediários da decomposição, mas igualmente outros microrganismos competem por eles. Assim, os micro seres defendem seu alimento e seu espaço vital por meio de toxinas, os tão conhecidos antibióticos. Estes antibióticas são tóxicos para determinados organismos, isto é,. para os que possuem hábitos alimentares parecidos. Para outros são inofensivos e até podem ser utilizados como alimento.

Finalmente, para que as bactérias se mantenham ativas, existem as amebas, que as “pastam”. Porém, devoram somente as bactérias velhas, fracas e doentes, cuja atividade enzimática diminuiu.

(Entenda melhor assistindo à animação criada por Ana Maria Primavesi em:

https://www.youtube.com/watch?v=5CP0xYOLEcM)