A importância da Agroecologia para a Humanidade.

O que é saúde? Muitos arriscam: ” é se sentir bem, é não sentir nada”. Aí está uma grande armadilha. Por que médicos pneumologistas fumam? É exatamente porque sentem prazer com isso sem sentir nada de ruim naquele momento.

“Do pó vieste e ao pó voltarás.” Significa que somos formados por um punhado de sais minerais e vitaminas provenientes do solo. Bowen, um cientista inglês ao pesquisar o sangue quanto à sua constituição química, encontrou 90 elementos entre macro, micro e traços de elementos. Isso significa que no mínimo necessitamos desses 90 elementos químicos para sermos saudáveis. E esses elementos atuam em uma conexão como uma rede, em que um depende de vários outros em proporções fixas.

Outro dia estive numa plantação de cacau na Bahia e ao partir um fruto, as branquíssimas bagas tornaram-se marrom escuro em segundos. “Nossa”, disse eu, que enorme deficiência de potássio”. A relação potássio-boro é de 100/1 (para cada átomo de boro, necessita-se 100 de potássio).

Levei o milho que plantara a um haras perto de meu sítio. “Milho, Dra Ana? Nossos cavalos não comem milho, só aveia!” “Bem”, disse eu, “Já que eu trouxe até aqui não vou levá-lo de volta. No dia seguinte me ligaram: “o que tem nesse milho? Os cavalos os descobriram e não querem mais saber de outra coisa, ignoraram a aveia!” Como era um alimento completo, contendo todos os nutrientes de um milho saudável além de ser saboroso, os animais instintivamente conseguiram perceber o que era bom para seu organismo.

Uma planta saudável necessita de 45 macro e micro elementos químicos, chegando a 70/80 elementos com os traços (quantidades muito pequenas mas imprescindíveis) de elementos. Isso ela retira do solo e assim ela pode formar proteínas, açúcares, complexos, hormônios, enzimas, corantes, a que ela está programada.

Solos exauridos e pobres não podem fornecer à planta o material necessário para a formação dos produtos a que ela foi destinada. Com isso, por exemplo, a planta não forma mais proteínas, mas somente aminoácidos, nem açúcares complexos, mas somente açúcares simples e assim por diante. Essa planta fraca e doente é atacada por pragas, pois essas foram feitas para destruir o que não serve para a vida sadia.

Praga não consegue digerir produtos completos e formados como as proteínas, somente aminoácidos. O ditado popular “an apple a day keeps the doctor away” já não se aplica mais a uma maçã cujo pé foi atacado por pragas. No dicionário descobrimos que uma maçã possui cálcio, magnésio, fósforo, boro, potássio, cobre, manganês e outros. Só que essa maçã atacada por algum tipo de praga não contém mais todos esses nutrientes. Ela pode até saciar a fome, mas não nutre. Praga no pé significa planta deficiente em nutrientes.

Fazendo uso de produtos completos, oriundos de solos vivos, sadios, que não sofreram o ataque de pragas como foi feito durante cinco mil anos até o final da Segunda Guerra Mundial, estaremos supridos das necessidades nutricionais. Teremos saúde física e também mental, proporcionando, entre outros, harmonia entre as pessoas devido ao equilíbrio mental. A deficiência ou o excesso de alguns minerais trazem, além das mais diversas doenças, diferentes tipos de agressividade e até delinquências.

O que significa ecologia? Eco significa lugar. Cada lugar e cada solo é favorável a certas culturas e precisa determinado manejo de solo. Ao estudarmos a interação do cultivo agrícola e cada lugar, observamos também a influência da ação humana no ciclo da água e sua consequente falta ou abundância. Extraindo do solo o que ele não tem, para produzir à força, ele vai sendo destruído cada vez mais e do estado de moribundo passa a cadavérico. Num solo morto o ciclo d’água é quebrado, as plantas não se nutrem adequadamente e a iminência de desertificação está à porta. Fazendo um manejo adequado àquela terra, teremos um solo saudável e vivo, conservando o ciclo da água, propiciando sua abundância e consequentemente haverá plantas saudáveis e homens com saúde.

Ana Primavesi

01/11/2013