Os principais fatores abióticos para a fauna do solo são:

– umidade excessiva ou seca;

– temperatura do solo muito elevadas ou muito baixas;

– luz solar direta

– distúrbios frequentes como aração, capinas, etc.

– queimadas

– adubação com sulfato de amônio nas quantidades normalmente usadas.

Nossa primeira reação será: se a luz do sol e temperatura elevadas matam os animais do solo, mantendo-se o solo bem insolado matá-lo-emos a todos, inclusive as pragas.

Seria muito fácil se assim fosse. Mas convém lembrar que:

  1. a) solo algum é produtivo sem a sua vida, porque o que lhe dá o seu potencial de produção é a bio-estrutura, a mobilização dos nutrientes, a fixação de nitrogênio do ar, a capacidade de reter água contra a gravidade, o arejamento adequado, sua permeabilidade para as raízes, etc. E tudo depende em grande parte da vida do solo.
  1. b) mesmo que a produtividade do solo não dependesse de sua vida, produzindo melhor quando estéril, haveria o transporte rápido de micro e meso seres para o solo morto através do vento, da água e dos insetos. Certos nematoides se desidratam e podem ser transportados pelo vento. Amebas se encistam como as bactérias; ácaros e colêmbolos agarram-se às patas de insetos, e logo o solo passaria a ser novamente povoado, porém, sempre somente com os micro e meso seres que encontrarem felicidade de vida neste lugar.