A deficiência do solo se transporta para a planta e se transporta também para animal e provavelmente para o homem, só que naturalmente aqui tem ossos de galinha, mas galinha é fácil de matar, homem é mais complicado, não? Então vocês vêem essa é uma galinha que foi suficientemente abastecida com magnésio e manganês e esta aqui deficiente, vocês vão ver esses ossos são mais curtos, esses bem mais finos, esses são curvados e finos, de modo que dá uma diferença muito grande e pior, que por exemplo: uma galinha que no primeiro ano já está mais ou menos no limite do seu manganês, no seu segundo ano ela bota ovos que podem ser fertilizados, mas não picam mais por que a falta de manganês faz com que o pinto não consiga mais quebrar a casca. Então essa deficiência se transporta para tudo.
A bactéria noduladora não trabalha se não tem os fungos respectivos fora da terra por que o fungo tem que acossar a bactéria para fixar, se não ela se acomoda. Se não tem fungo, se não bota essa bactéria em perigo com as enzimas que ele excreta, ela não fixa e se acomoda e no fim está infestando a raiz mas fixação não ocorre.
Eu queria dizer mais uma coisa, na microvida, bactéria e todos os fungos e pequenos insetos, eles estão aqui para decompor, para eliminar o que não presta mais para a vida, então nós temos justamente a decomposição da matéria vegetal e das outras bactérias que também são atacadas por outras bactérias ou amebas que comem eles, eles não tem nada a ver com o parasitismo, eles se tornam parasitas por que nós permitimos isso. Então se um microorganismo, ou inseto ataca uma planta é porque essa planta não é mais considerada pela natureza como de pleno vigor. Uma folha, uma planta, um animal vigoroso nunca é atacado por que todos esses microorganismos ou mesmo animais são programados, eles são aqui a nossa polícia sanitária bastante discreta, que está aqui para eliminar o que não presta.
Então se uma cultura nossa por acaso for atacada por uma doença ou uma praga é por que pela natureza é considerada como imprestável para a vida. Então ocorre que nós insistimos de criar essa cultura e a banhamos em veneno. Se ela está ainda mais ou menos apta de viver ela vai conseguir se recuperar depois de uma aplicação de pesticida ou defensivo, agora se ela é muito fraca ela vai precisar de 4 em 4 às vezes de 3 em 3 dias um banho de defensivo de modo que ela não consegue mais viver sem a ajuda do homem. Isso fica muito caro e portanto nós da agricultura ecológica dizemos: Olha a praga e a doença são simplesmente “luzinhas” vermelhas que a natureza acende para dizer: Olha essa cultura alguma coisa está errada, procure por que está errada! E ao invés de procurar o que está errado nós começamos de defendê-la, então aí está o erro porque normalmente é a nutrição da planta que não funciona bem.
Por exemplo na América eles descobriram que quando está faltando o lítio para o milho ele dá helmintosoporose, se a gente dá o lítio a helmintosoporose não aparece. E no homem muitos médicos tratam hoje por exemplo esquizofrenia com lítio, dá uma injeção de lítio e o sujeito sara. Então essa deficiência se transporta para o homem, nós não comemos somente alimentos com resíduos tóxicos mas muito pior nós comemos alimentos que não servem para nada, quer não nutre mais o nosso corpo. Então eu vou lhes contar uma história bastante ilustrativa: eu tenho uma neta e esta neta até mais ou menos oito, oito e meia da manhã era um gênio, sabia de tudo, era inteligente e tudo, a partir dessa hora, ela apagou, não sabia mais nada, absolutamente nada e era impossível de conseguir que ela aprendesse alguma coisa depois mais tarde.
Até que o diretor da escola falou: É melhor que a senhora tire essa criança da escola e coloca numa escola de excepcionais por que é impossível que essa criança fique com as outras. A minha filha estava desesperada e eu disse não se desespere por que a criança boba não é por que senão não podia ser inteligente algumas horas da manhã. Mas ta faltando a possibilidade de se concentrar e isso é uma fraqueza. Vamos fazer adubação orgânica, fizemos. Nós pegamos simplesmente uma seiva de jatobá que é uma seiva muito rica com elementos nutritivos e vitaminas e demos para a menina. Olha em três meses ela passou do último para o primeiro lugar e está segurando até agora o primeiro lugar. E ninguém viu uma coisa antes assim, e todo mundo que minha filha ta recomendando ocorre a mesma coisa, então mostra que a alimentação que nós recebemos é absolutamente insuficiente para manter o corpo então eu posso comer suficiente mas apesar de bem alimentado estou mau nutrido. E como nosso corpo tira todo seu material de construção do solo e da planta vocês podem imaginar o que sai. Por que o que nós temos, o nosso padrão genético que é o micro computador com o programa da formação do nosso corpo para a nossa construção, mas o material ele não fornece, o material é fornecido pela planta.
Se eu crio uma planta com poucos nutrientes e depois defendo ela com defensivos o nosso corpo também vai ser super deficiente então nós vamos ter menos forças, menos inteligência e mais doença, tudo isso devido a uma alimentação indevida. Isto aqui não é necessário, se a gente diz agora acendeu a “luzinha” vermelha, agora estou com uma praga, vou combater a praga pode combater o que quiser, mas eu acho que conta o bom senso de continuar a trabalhar desse jeito. Por exemplo: se acende a luz vermelha do seu carro, você não vai tocar para a frente, você vai parar numa oficina para ver o que tem.
Por que seria insano continuar andando com luz vermelha acessa. Mas nós fazemos, simplesmente, nós apagamos a “luzinha’ e vamos para a frente e aí pagamos justamente o desastre que nós vemos hoje em dia que por exemplo nas escolas na Alemanha, nas escolas profissionais eles estão de 5 em 5 anos abaixando o nível por que os jovens não acompanham mais e isso é triste por que não é simplesmente a televisão, é simplesmente a fraqueza que é devida a uma alimentação que não consegue mais formar nosso corpo como devia formar, por que o padrão genético está aqui mas se não se fornece o material como o padrão vai formar o corpo? Não adianta.
O padrão genético pode ser muito bom mas se a alimentação não fornece o que precisamos para formar nosso corpo, nossa inteligência, então não vai ter. Então vocês vêem que do burro até o gênio é só a alimentação, quer dizer os nutrientes. Então ninguém precisa pensar eu tenho dinheiro, eu posso me alimentar pode, pode comer suficiente mas nutrido não é por causa disso comeu o material mas não comeu substância então nosso problema é justamente aqui e aqui são os microorganismos e os pequenos animais justamente um alerta e nós devemos pegar alerta como tal e depois mudar a nossa maneira de nutrir a planta.