Senhor Dona Alice

No conto “Senhor Dona Alice” do livro “A Convenção dos Ventos”, ficamos sabendo que a minhoca é hermafrodita (por isso Senhor Dona Alice). A minhoca come hifas dos fungos, coloca ovos em casulos. Cava túneis, por onde as raízes aproveitam para penetrar mais profundamente no solo e por onde o oxigênio circula; Comem folhas semidecompostas, e preparam a terra para que ela fique fofa e rica em cálcio para as plantas. E quando ficam famintas, dão um nó duplo no corpo.

Um trechinho:

(…)

“Eisina não disse nada, mas andava igual a um trator de esteira, derrubando tudo que estava em seu caminho. Mas depois a terra ficou dura e seca e resistia à sua escavação. Já se arrependera um pouco de sua teimosia, mas como verdadeira minhoca não desistia facilmente. Molhava a terra com a água de sua reserva que sempre carregava junto e depois, sem maiores dificuldades, a engolia, porque não tinha onde depositá-la. Usava sua própria barriga como carreta. Depois, quando saía da terra, despejava tudo na superfície, agora misturada com húmus e cálcio de sua glândula especial, formando pequenos cones. Tinha certeza de que a chuva não iria destruí-los e a entrada de água estaria garantida. Sem umidade, nem minhoca nem planta conseguem viver.

A região onde estava era nova e ainda não existiam folhas semidecompostas. Assim mesmo, carregou algumas folhas para sua despensa, que ainda não estava revestida, e respingou um líquido por cima das folhas para atrair bactérias, que deveriam começar a digeri-las. Bactérias trabalham bastante rápido e logo iriam lhe dar uma comida especial. Enquanto isso, comeu alguns fios de fungos e caçou algumas larvinhas de saltadores ou colêmbolos e até de nematoides.

Os nematoides velhos que estavam por perto olhavam-na com ódio. Mas, neste dia, Eisina estava nervosa e não suportou essa sem-vergonhice dos nematoides, esses verminhos brancos e sem forma alguma que pareciam simplesmente uns fios. Avançou contra eles e espirrou um jato de líquido por cima deles que os fez dissolver em forma de espuma.

“Estes não vão me provocar mais”- pensou satisfeito.