Problemas no milho

– Carvão

A infecção é, segundo o ano, mais leve ou mais forte e varia entre 1 a 32% da área total.

Reconhece-se o carvão:

  1. Nos pendões transformados. As partes atacadas produzem numerosas galhas membranosas as quais, quando maduram, abrem, expondo ao ar a massa densa e preta de carvão. Estes esporos são levados pelos ventos e chuvas.
  2. Infestando as espigas, onde entram pelas pontas abertas das bainhas.

Os grãos infestados enchem as palhas, arrebentam-nas e expõem à vista a espiga deformada.

carvão numa espiga verde

Combate:

  1. Usar só sementes sãs
  2. Desinfetar as sementes
  3. Colher os pendões e espigas infestadas quando ainda verdes e queimá-las fora do campo
  4. Evitar o carvão pela rotação de culturas

– Podridão seca das espigas

Este mal causa geralmente o maior prejuízo aos lavradores. Conforme o ano pode-se perder 30 até 50% da safra, sendo infestadas até 70% das espigas.

Em certos anos as condições são favoráveis ao milho e esta doença quase não aparece. Em outros anos, com péssima distribuição das chuvas com períodos secos, a “podridão seca” estraga vastas plantações de milho.

Os grãos perdem seu brilho normal ficando pardos com um gosto desagradável e amargo. Nem os animais os aceitam como forragem.

Entre os grãos encontra-se geralmente uma teia branca do micélio de fungo. Geralmente só uma parte da espiga é infestada, ou a base ou a ponta. Estes sintomas aparecem devido ao sabugo apodrecido que não alimenta mais os grãos, os quais ficam nele frouxos. Em certos anos dá-se também um ataque aos entrenós das hastes, produzindo plantas fracas e raquíticas.

Combate:

Observa-se que a aplicação de 4kg/ha de bórax aumenta consideravelmente a resistência das plantas contra esta moléstia. Pode-se assegurar que, depois de uma adubação ou pulverização com bórax a “podridão seca” não causa mais prejuízos. Para a pulverização da cultura usam-se por 100 litros de água: 30 kg de bórax e 1 kg de cal (como neutralizador).

Nunca se deve usar como semente, milho dum campo com forte ataque da “podridão seca”. As sementes são de péssima força germinativa e darão sempre um “stand” fraco com grandes falhas.

– A ferrugem no milho

Não causa prejuízos sérios porque aparece sempre tarde na vegetação, quando o milho está quase maduro.

– Queima da folhagem

Esta doença aparece somente em anos muito chuvosos e quentes devido a pronunciada deficiência em potássio. Pode causar grande dano porque as folhas mais velhas “queimam” quase totalmente, não podendo alimentar direito a planta. As folhas secam a começar das pontas e margens, ficando verde somente a nervura principal e o tecido mais próximo dela.

Combate:

Uma boa adubação de potássio evita este mal. Quando começa a aparecer esta moléstia, um adubação em cobertura, de 50 kg/ha de potássio cura os sintomas.