Matéria orgânica e composto

Existem fazendas perfeitamente orgânicas, certificadas internacionalmente e mesmo assim há muita coisa pouco orgânica. Assim, um hortifrutigranjeiro colheu anualmente menos, embora aplicasse cada vez menos composto. O composto, igual a adubo químico, foi enterrado para ficar à disposição das raízes e plantas. Mas as raízes ficaram cada vez mais curtas e as plantas murchavam com duas horas de sol.

Por isso se irrigava direto. Muitas plantas morriam, especialmente mudas, e apesar de 40t/ha de composto, as raízes como as de cenoura ou beterraba vermelhas, bem como das verduras como repolho, alface e outras ficaram cada vez menores. Foi uma luta acirrada, e a batalha estava se perdendo. Por quê?

Matéria orgânica e composto não são adubos mas essencialmente “condicionadores” físicos do solo. A matéria orgânica deve ajudar a formar poros na superfície do solo. portanto, nunca deveria ser enterrada. Enterrada com uma super irrigação solta gás metano e gás sulfídrico altamente tóxicos para as plantas, matando muitas e sem melhorar a estrutura da superfície. Com muita umidade, as raízes se tornaram menores ainda, prejudicadas pelos gases e pelo excesso de água.

O que faltava era simplesmente boro. Aplicando boro, as raízes cresceram mais, a irrigação pôde ser muito mais espaçada e a matéria orgânica aplicada à superfície, não como adubo, mas como condicionador, não deixou mais morrer muda nenhuma. E, de repente, as plantas ficaram grandes, viçosas e saborosas. Pouca coisa mudou, as esse pouco era decisivo.

Micronutrientes como boro são orgânicos? Diz um artigo das convenções orgânicas que plantas e animais devem ser mantidos com saúde. Portanto, se é indispensável à saúde, é orgânico.