Geralmente as colheitas contém mais cálcio do que magnésio, e a deficiência varia com a terra, a safra e a cultura. Apesar disso, podemos afirmar que devemos todo o verde do mundo ao magnésio.

O magnésio é o “elemento chave” na molécula de clorofila. E somente a clorofila pode captar a energia solar possibilitando a vida vegetal. Toma igualmente parte em muitas enzimas que sintetizam ácidos graxos, aminoácidos e peptídios.

Ao magnésio devemos a uniformidade do desenvolvimento, da florescência e da maturação de nossas colheitas. Desempenha também importante papel na formação de óleos e ceras vegetais, possibilitando em muitas regiões a vida vegetal, apesar da escassez de água.

Seguindo esse caminho que começa com o magnésio, passa pela clorofila e a vida vegetal, culminamos na vida animal e humana.
Considerando-se o papel que o magnésio desempenha na assimilação de fosfatos pelas plantas nas quais ele faz companhia ao fósforo, conduzindo-o sob a forma de fosfato de magnésio ao lugar próprio que ocupa na planta, podemos dizer que o magnésio é um dos elementos chave da vida terrestre porque a ele se deve todo o verde, ao verde a fotossíntese das plantas e o crescimento destas. E sem planta não há animal e sem animal e planta não há homem, exceto o esquimó.

OBS: solos arenosos sofrem facilmente a deficiência de magnésio.