Filme A vida do Solo

História da micro vida, dos iontes e das raízes vegetais na sua luta pela sobrevivência

Primeiro filme no mundo a tratar sobre a dinâmica da vida no solo, idealizado por Ana Maria Primavesi e produzido na Universidade de Santa Maria. Todos os desenhos foram concebidos pela Primavesi.

Curiosidades:

Cálcio, potássio, magnésio, hidrogênio e outros foram representados por figuras femininas por serem cátions; já o oxigênio, é um homem por ser ânion.

O filme foi desenhado em cada movimento, pois naquela época, não havia computador. Para cada movimento, portanto, havia um desenho, que era fotografado sucessivas vezes para criá-lo.

Foi designada uma equipe na Universidade de Santa Maria que trabalhou exclusivamente nesse projeto, oito horas por dia durante mais de um ano.

Fazia parte do projeto criar dois filmes:

O primeiro mostraria a deterioração do solo provocado pelo emprego errado de práticas agrícolas (o que apresentamos aqui). O segundo, não realizado devido à falta de recursos da Universidade, explicaria como recuperar um solo.

Dentre tantas informações interessantes, está a revelação de que cada passinho da centopeia infecciona o solo com bactérias e que as minhocas só prosperam em ambiente onde há cálcio. Onde tem minhoca, nunca há proliferação de fungos, quais forem.