Adubos e minerais

A adubação é o elo que existe entre a matéria morta, os minerais, os animais e o homem. Somente ela é capaz de transformar minerais em proteínas, ácidos, graxas e açúcares. Só ela é capaz de se utilizar de energia solar para seus processos bioquímicos. Se não houvesse a planta, não haveria vida.

O mineral que a planta retira do solo e transforma em substâncias orgânicas volta a ser mineral, fazendo novamente parte do solo num ciclo misterioso de vida e morte.

Por  isso se reza no batismo: “Lembra-te que és pó e a pó tornarás”. Este “memento mori” deve nos lembrar de muito mais. Ele deve nos lembrar que nosso corpo é constituído de minerais provenientes da terra e que voltarão à terra. Podemos receber apenas o que a terra possui. Se algum mineral faltar, não faltará somente para a planta mas igualmente para o homem. É por isso que os povos prosperam enquanto suas terras forem férteis e desaparecem quando suas terras decaírem. Quantas nações e povos já passaram pela face desse mundo! Passaram e desapareceram porque no progresso e bem-estar se esqueceram de suas terras e de sua origem do solo. Terras boas, povos dinâmicos; terras esgotadas, povos indolentes e doentios!Quão pouco nos interessou este solo! Somente nos servia para tirar dinheiro, espoliá-lo, exauri-lo e estragá-lo, abandonando-o e mudando para outra gleba intata, numa agricultura itinerante. Tiramos lucro do solo mas dele também tiramos nossa vida, nossa saúde e nossa vitalidade. Se o solo for ruim, saúde e economia também o serão.