A lei fundamental da Agricultura

“A Lei da aceleração recíproca de causa e efeito. Isto quer dizer: quanto maior o desenvolvimento radicular, tanto melhor a estrutura do solo. E quanto melhor a estrutura do solo, tanto maior é o sistema radicular. Por outro lado, quanto mais intensa for a decadência da estrutura do solo, tanto mais escasso o desenvolvimento radicular.”

“Compreende-se por isso também que um dos fatores danosos da monocultura é a pouca penetração de terra pelas raízes.”

“Compreende-se também porque um solo esgotado, duro e abandonado nunca mais se recupera por si próprio. As plantas que crescem nele são tão fracas e escassas que não conseguem fazer suas raízes penetrarem nas camadas duras do chão, nem podem sombreá-lo. O repouso por si só também não produz a recuperação do solo. O que a produz é a poliflora, a matéria orgânica, o sombreamento e a força das raízes num solo arejado.”

“Um solo completamente esgotado superficialmente, com uma camada dura, a 5 cm de profundidade, por exemplo, só permite vida vegetal muito escassa. E quanto pior o desenvolvimento vegetal, tanto maior a decadência do solo. Isto quer dizer que um solo esgotado em repouso pode decair ainda mais ao invés de se recuperar.”

“Vi perto de São Carlos, estado de São Paulo, uma fazenda onde a maioria das terras se encontrava em tal ‘descanso’ há 6 anos que, como consequência, já não podia sequer alimentar uma cabra.”

“Recuperação de solo é, portanto, o restabelecimento da estrutura porosa e da vida microbiana!!!”

In: Ana Primavesi – Diagnóstico Bio-Físico da Terra. pág.13. Set. 1962.