A chuva que cai do céu não faz a planta crescer. A planta cresce da água que penetra na terra.

A adubação unilateral é uma coisa que estraga muito a terra porque nós botamos só três elementos e gastamos vinte e cinco. No clima temperado, eu posso me dar ao luxo de até 20 anos botar só NPK e não vou sentir a falta de micronutrientes; agora, nos nossos solos o problema já é diferente e os micronutrientes logo estão faltando, de modo que eu não posso deixar uma cultura completamente sem eles.

Numa mata, a infiltração se dá em 4 minutos. Num campo de milho, em 240 minutos. Agora, se é ladeira, a água não fica esperando aqui em cima, ela escorre. E temos outro problema hoje em dia: em cima de pasto ou de terras cultivadas, a ascensão do ar pode atingir até 80 quilômetros por hora. As nuvens vão passando em cima, como numa almofada de ar, e quando chegamos ao mato, a ascensão é, de repente, só de 4 quilômetros. Quem vive na Amazônia sabe que lá, do meio dia às 15 horas, é proibido o voo de pequenos aviões sobre a mata porque o pequeno avião não pode subir mais do que 1200 metros e o perigo de cair é muito grande. Ele só pode andar por cima da mata quando a ascensão do ar é maior  – e justamente aquela é a hora que chove na Amazônia. Como a chuva é muito forte, o pessoal, se combina um encontro, combina depois da chuva porque ela é tão regular que a gente sabe: nessa hora vai chover, depois da chuva a gente se encontra.

Já no nordeste, perguntam: é um fenômeno natural? Não, não é. Temos muita culpa pela seca. O fenômeno é resultado da destruição da paisagem, e que nós temos culpa. Muita gente diz: é porque a chuva não passa pela serra, e por isso aqui há o polígono da seca. Também não é bem certo assim porque quem faz os levantamentos dos solos sabe perfeitamente que tem lá lateritos e podzóis, e estes não se formam só em regime de seca. Antigamente o regime era outro. E a serra sempre existiu. A culpa não é da serra, a culpa é da destruição da paisagem; quando a paisagem já está destruída é que temos a má distribuição das chuvas e por causa disso só nuvens muito pesadas conseguem descer quando a ascensão do ar é violenta. Se a terra está com a superfície compactada, encrostada, adensada, então a água escorre. Não há possibilidade da água infiltrar, e que todos fiquem cientes disso:

A chuva que cai do céu não faz a planta crescer. A planta cresce da água que penetra na terra.

E, por fim, se a planta recebe água mas não aproveita, é porque é deficientemente nutrida, pois, quanto pior a nutrição da planta, tanto mais água ela gasta para formar um quilo de substância orgânica.