Lançamento: Micronutrientes, os Duendes gigantes da Vida

Micronutrientes, os Duendes gigantes da Vida trata sobre um mundo invisível sob os nossos pés. É um mundo cheio de relações, proporções, associações e sobretudo leis, que atuam com o propósito de dar continuidade à vida. Neste universo paralelo, a vida alcança dimensões astronômicas em suas potencialidades.

A palavra micro designa algo muito pequeno em seu tamanho, e os micronutrientes têm este nome porque são muito eficientes em pouca quantidade. É famosa a história da neta de Ana que sofreu com uma anemia severa ao nascer, e que mesmo com todas as tentativas de fazê-la absorver o ferro, isso não acontecia. A solução veio do micronutriente cobalto: faltava apenas um átomo para que ele mobilizasse o cobre, e o cobre, por sua vez, mobilizasse o ferro. Com a adubação certeira da avó, essa menina floresceu. Um átomo, uma proporção, e uma associação que significaram a diferença entre a degeneração ou o resplendor.

Último livro da Série Ana Primavesi, ele encerra uma coleção de publicações desta autora que tanto contribuiu para compreendermos as ciências da natureza. Foi Ana que brincou com a ideia dos duendes, incorporada à arte da capa e das ilustrações que acompanham o texto. Cada microelemento ganhou, assim, seu próprio duende, um elemental da natureza, uma referência aos seres que nela vivem e a protegem. Aqui, eles se transformam nos micronutrientes, e são os gigantes da vida porque dele dependem os vegetais, e somente os vegetais (além de algumas algas e algumas cianobactérias) conseguem captar luz solar e transformá-la, como algo mágico: em energia química. Sem esta conversão de energia, a vida não seria possível. Quanta majestade!

O oculto, em seu sentido pleno, está presente em toda a arte, pensada por Veronica Fukuda também como ferramenta didática: cada elemental teve suas características minuciosamente estudadas, e é representado com um “selo”. Esses gigantes da vida dão forma à majestosa árvore que guarda o semblante de Ana, nossa entidade sagrada de sabedoria sobre a vida do solo.

Nesta dimensão em que ainda temos muito o que decifrar, conhecer os micronutrientes pela escrita de Primavesi é um ótimo começo, como de todo começo que se inicia em escala micro. Um mundo invisível, mas real.

Micronutrientes,
os Duendes gigantes da Vida