Sintropia e entropia na agricultura

No sistema de produção orgânico você não usa nenhum insumo industrializado, refinado, como defensivos e adubos industrializados, somente na forma orgânica.

No sistema de produção sintrópico, você procura seguir os processos naturais (que a natureza utiliza) para estabelecer associações de plantas e construir um solo produtivo, e por isso pode ser considerado um sistema ecológico de produção já que respeita as leis da natureza e ainda trabalha com todos os tipos de plantas: anuais, perenes, incluindo arbustos e árvores. Os sistemas de produção agroflorestais sob manejo ecológico são mais próximos aos sistemas sintrópicos. 

Em realidade, sintropia (acúmulo de energia) significa o inverso de entropia (dispersão da energia). Todos os sistemas físicos e químicos estão sujeitos à entropia. Os sistemas biológicos manejados no enfoque ecológico são sintrópicos pois vão acumulando energia na área.

A natureza realiza sintropia quando, desenvolve um ambiente natural clímax, com solo permeável, lençol freático, cadeia e teia alimentar complexas, temperatura e umidade do ar estabilizada, ou seja, com todos os serviços ecossistêmicos funcionando a pleno vapor. É um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.

Quando se realiza a agricultura convencional, que derruba a mata, queima a serapilheira, planta monocultivos até a degradação do solo, pratica a entropia, um desenvolvimento não construtivo mas minerador. Neste desenvolvimento minerador, pode-se até gerar um pico de PIB momentaneamente, mas este é seguido pela pobreza, criminalidade, desertificação. É uma regressão ecológica, um desenvolvimento insustentável.