Microrganismos de vida livre

Vida livre significa que não dependem de plantas vivas. Só de material orgânico no solo ou de minerais no solo, ou mesmo na água em corpos de água.

Sim. Os decompositores existem e qualquer ambiente, menos dentro de geleiras. Os seres vivos ja carregam algumas delas consigo e que decompoem o tecido de seres fracos, com pouca energia, no final da vida. Cana queimada, p.ex, se não for processada em 3 dias já começa a deteriorar por ação de organismos dentro dela.  Muitos desses decompositores fazem parte da microbiota natural do corpo do indivíduo. Assim, os decompositores, em grande parte a gente carrega com a gente e outra parte está no exterior ao corpo. Existem organismos no trato digestivo e sobre a pele e as mucosas. Nas plantas e animais idem. Existem dentro do tecido das plantas e do lado externo, na epiderme. Margulis, uma cientista americana argumentava que tudo eram bactérias e estas quando apropriadamente reunidas e organizadas formavam os organismos superiores. (https://en.wikipedia.org/wiki/Lynn_Margulis)

Não adianta escapar, ou desinfetar a pele com bactericidas. Está dentro de nós.  Atacam quando o nosso campo energético ou vital está fraco.