Alimentação adequada – sais minerais e vitaminas

Para que o sistema nervoso seja bem formado e os impulsos nervosos (mensagens cerebrais) passem rapidamente pelo neurônio e de um neurônio para outro, há o envolvimento de inúmeras reações químicas que se utilizam dos mais diversos minerais e vitaminas. Não havendo esses elementos químicos à disposição, pode haver falha na transmissão dessas mensagens.

A vida não é um amontoado de fatores isolados mas uma imensa teia que se inicia com os micróbios do solo e inclui todos os seres vivos presentes na terra, na água e no ar; possui influência sobre a camada de ozônio, na penetração da luz ultravioleta e até nos raios cósmicos das constelações estrelares.

O DNA, os sais minerais do solo, as plantas, os animais e os homens, o meio ambiente, a educação, tudo é interdependente, cada fator influenciando os demais fatores e sendo por eles influenciado.

Nossa alimentação baseia-se fundamentalmente em nutrientes provindos do solo, mobilizados por micróbios, absorvidos pelas plantas, transformados em substâncias nutritivas que formam e mantém nosso corpo, turbinando os processos metabólicos, emocionais e intelectuais, sendo responsáveis por nossa saúde física e mental. Na realidade, somos compostos de minerais (antigamente se dizia durante o batismo: “Do pó viestes e ao pó voltarás”) que vêm do solo por meio das plantas que nos alimentam diretamente ou por meio das plantas que nos alimentam diretamente ou por meio de animais cuja carne consumimos.

Por isso se diz: Solo doente, Planta doente, Homem doente. Da saúde do solo depende a saúde humana.

Uma planta para ser produtiva e sadia necessita de 42 a 45 elementos químicos, segundo o Serviço de Pesquisa Agrícola Americano. Nos homens e animais acredita-se que cerca de 90 substâncias químicas e vitaminas são necessárias para a saúde e o bem-estar.

Os elementos minerais e as vitaminas são interligados numa rede em que cada elemento químico depende de uma série de outros elementos para ser absorvido, dependendo ainda de proporções fixas entre eles. Essas relações valem tanto para a planta como para o ser humano. Por exemplo, a relação ferro-cobre-cobalto é de 500-10-1, tanto na planta quanto no animal, e também no homem. Isso significa que se faltar esse 1 átomo de cobalto, nem o cobre nem o ferro são absorvidos. A proporção potássio/boro é de 100-1, isto é, se faltar essa porção de boro, os 100 de potássio não são utilizados mesmo estando disponíveis no organismo. Cada deficiência mineral ou vitamínica desequilibra a teia de nutrientes e causa problemas na saúde física e mental.

Se uma laranja ou maçã tiver polpa seca, está deficiente de fósforo e boro. Se uma fruta por fora está bem bonita mas por dentro está podre, está com deficiência de cálcio. Se uma banana ou uma maçã estiver empedrada, falta boro. Se a casca de uma banana rachar é porque tem deficiência de cobre. Se uma batata ou maçã ou banana oxidar, isto é, escurecer quando for cortada, é deficiente em boro. Se a casca de uma laranja ou outra fruta for muito grossa, é deficiente em fósforo. Muito fina é deficiência de potássio.

Além disso, cada elemento químico está ligado a uma rede de outros minerais que acabam não podendo ser aproveitados.

A deficiência de boro pode se manifestar como um nervosismo relacionado a ruídos, isto é, a pessoa fica muito sensível aos barulhos. Essa sensibilidade é para qualquer tipo de ruído, como tosse, estalos, gritos e barulho de jornal amassado. Certas disritmias cerebrais estão correlacionadas à carência de boro.

As gestantes que recebem menos cobre do que necessitam podem dar à luz crianças paralíticas. A necessidade de cobre em relação ao zinco na criança é três vezes maior do que no adulto.Uma dieta adequada é como um adubo para o cérebro, pois aumenta a velocidade dos impulsos nervosos e favorece uma boa transmissão química impedindo, dessa forma, o aparecimento de sintomas indesejáveis no processo de aprendizagem.