Por que a adubação verde muitas vezes não funciona?

Por que a adubação verde muitas vezes não funciona?

  1. Nunca são levadas em conta as condições de solo oferecidas às leguminosas;
  2. Nunca era considerada a decomposição da matéria orgânica pelos microrganismos, isto é, a quantidade de humo produzida pelas plantas em decomposição;
  3. Nunca era observado o grau da decadência do solo, que indica a profundidade da aplicação da massa verde.

A quantidade de humo produzido pela adubação verde depende da idade das plantas. É certo que conforme a espécie as exigências das leguminosas em relação ao solo são bem diferentes e podem ser mais ou menos modestas.

Quase todas as leguminosas, porém, necessitam de:

-cálcio, tanto para seu crescimento, como para a formação de nódulos;
-uma quantidade adequada de fosfato e potássio para o seu desenvolvimento. Estes adubos químicos não se perdem pois são aproveitados pela cultura seguinte.
– certa quantidade de humo.
– a própria linhagem de bactérias fixadoras de azoto (nitrogênio) 
– solo bem arejado

Diante disto, muitos concluirão: Não precisamos das leguminosas, porque se nosso solo tem de tudo, para que uma adubação verde?

O cálcio disponível limita a formação dos nódulos. Quanto maior o teor em cálcio disponível, tanto melhor a nodulação das leguminosas. Se o solo tiver ainda um pouquinho de humo, o crescimento das leguminosas é bastante facilitado. As bactérias simbiontes encontram um bom ambiente para o seu desenvolvimento e beneficiam a planta. Caso contrário, se não houver mais humo no solo, não podemos contar com bactérias simbiontes ou com formação de nódulos.

É engano pensarmos que conseguiremos bons resultados plantando leguminosas em covas, numa terra compacta, e esperando que elas façam tudo por si mesmas. As leguminosas fazem, de fato, alguma coisa, mas nunca desenvolverão abundante massa verde. O solo pode ser compacto, mas tem de ser trabalhado a fim de que fique solto para o plantio.

Ainda não é de conhecimento geral que as muito procuradas e milagrosas bactérias rizóbias podem transformar-se de simbiontes em parasitas se faltar vigor à planta, então, em lugar de a beneficiarem, irão prejudicá-las seriamente.